ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA - UMA ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO
Resumo
O trabalho objetiva analisar a composição de índices de Governança Corporativa (GC) utilizados na literatura, com ênfase no caso brasileiro, avaliando os componentes e a estruturação dos índices. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura sobre as principais boas práticas de governança corporativa recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, em que se utiliza como método a análise de conteúdo de documentos contendo recomendações de boas práticas de governança, e de estruturação de índices já adotados na literatura no Brasil. Os resultados mostram que é ponto a dificuldade de obtenção de dados sobre governança corporativa no Brasil apesar do avanço a partir de 2010 com a disponibilização de muitas destas informações no formulário de referência através da CVM. Os índices já utilizados no Brasil caracterizam-se pela coleta integral dos dados por meio de informações de documentos públicos das empresas em cada empresa com um pequeno avanço agora via CVM. Com relação à composição dos índices foi possível observar a presença do Conselho Fiscal (CF) que é apontada como relevante no Brasil. Constatou-se uma evolução na mensuração dos itens relativos às práticas de governança. As práticas eram verificadas por sua presença ou ausência na empresa por meio de variáveis dicotômicas. Entretanto, mais recentemente se passou a usar métricas mais precisas, como a porcentagem de conselheiros independentes no Conselho de Administração, ou a utilização de ponderação para itens constatados como mais relevantes, ou ainda o valor próprio do elemento considerado. Conclui-se que a mensuração qualidade da Governança Corporativa ainda um desafio apesar da evolução que tem havido neste processo com a proposição de índices de avaliação que já tem sido alvo de importantes pesquisas no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva de Oliveira, F. A., & Crisostomo, V. L. (2017). ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA - UMA ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4679. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29703
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.