A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O YOGA COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA O GUARANI- CASA JOSÉ DE ALENCAR
Resumo
O presente trabalho discorre acerca das experiências- utilizando yoga e a contação de histórias- com as crianças que visitam a biblioteca comunitária "o Guarani" na Casa José de Alencar. Expõe a maneira lúdica que estas ferramentas foram utilizadas pedagogicamente a fim de despertar o interesse pela vida e obra Alencarina. A impor- tância das histórias está além do entretenimento. Segundo Vygotsky (1984), o faz-de-conta é muito importante, pois a criança transita do imaginário para o domínio do real. O Cazuza e a Curumim (autoria de Daniele Leal em parceria com Frederico Pontes)narra os primeiros anos da infância de Alencar, abordando aspectos biográficos e fictícios. Trabalhamos a educação patrimonial, estimulamos a leitura, a educação ambiental, o conhecimento de elementos da cultura indígena, questões sociohistóricas e aspectos fundamentais para o pleno desenvolvimento da criança, como a concentração e o bem estar através do yoga. A escolha do yoga se deve a minha formação na área. Yoga é um sistema filosófico-prático de desenvolvimento integral do ser. Trabalha o corpo, a mente e as emoções. Somos complexos(MORIN,2009) os elementos afetivos influenciam positiva ou negativamente as experiências cognitivas/intelectuais e sociais. A ansiedade é um comum exemplo. Estima-se que 33% da população seja acometida(OMS, 2016)incluindo as crianças. Hermógenes(1995) afirma que há relação direta entre o estado emocional e a respiração. Sendo assim, foi inserido de forma lúdica, exercícios de meditação, respiração e um breve relaxamento muscular, afim de harmonizá-las para a atividade. Percebi que, quando não inserido há dificuldade de concentração. inspirei-me em Paulo Freire(2011) e alguns relataram sentir paz e alegria após as práticas. Todavia, os reais impactos e aplicação do yoga em ambientes educacionais só poderão ser mensurados em longo prazo por meio de aprofundada pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Sampaio, D. L. de C., & Pontes, F. de A. (2017). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O YOGA COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA O GUARANI- CASA JOSÉ DE ALENCAR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4680. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29704
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.