A CRIAÇÃO COLETIVA DE UM ESPETÁCULO DE CORO CÊNICO
Resumo
Criado em 2012 como um projeto de extensão ligado ao Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, o grupo Vocal UFC desenvolve um trabalho voltado a aliar as linguagens do canto coral e do teatro, resultando dessa mistura o que se chama de “coro cênico”. Desde então, o grupo já possui um repertório de dois espetáculos montados, Atabaques, violas e bambus (2013), que apresenta a riqueza da sonoridade brasileira a partir das três matrizes étnicas que a compõem, e Canto de porões e alforrias (2015), que narra a história da abolição da escravidão no Ceará a partir do ícone histórico Chico da Matilde, mais conhecido por Dragão do Mar. A montagem dos espetáculos do grupo pauta-se em um processo de construção coletiva, no qual todos os integrantes contribuem com elementos que constituirão o espetáculo. Em Algodões, atual espetáculo do grupo, ainda em montagem, que conta a história do rompimento da Barragem Algodões I e suas consequências para a população de Cocal da Estação, em Piauí, essa forma de trabalho tem sido bastante explorada. O grupo foi apresentado a histórias de pessoas que vivenciaram a tragédia, registros documentais do fato e canções compostas e arranjadas para o espetáculo que costuram e conduzem a narrativa, algumas delas compostas pelos próprios coralistas. A partir de um roteiro elaborado também coletivamente, as cenas são desenvolvidas utilizando-se práticas e exercícios teatrais de improviso retirados, principalmente, da metodologia de Jogos Teatrais de Viola Spolin. Os resultados satisfatórios obtidos a partir dos exercícios são, então, utilizados na concepção cênica do espetáculo, tendo em consideração a sua relação com os arranjos das canções.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues Filho, M. M., Silva Sousa, J. M., & Lemos de Queiroz, J. A. (2017). A CRIAÇÃO COLETIVA DE UM ESPETÁCULO DE CORO CÊNICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4681. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29705
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.