CANTAROLANDO: UMA INICIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

  • Luis Fernando Milanez de Oliveira
  • Tátila Michelle Pereira Costa
  • Jose Alvaro Lemos de Queiroz

Resumo

Por compreender a necessidade e a grande procura da comunidade por um espaço cultural de práticas musicais, este trabalho tem por finalidade descrever a experiência relacionada ao Canto Coral, visando à importância do ensino/aprendizagem como ferramenta formativa para a graduação em Música e para a comunidade. O Cantarolando é um projeto de extensão de canto em grupo, ofertada pela Universidade Federal do Ceará/UFC - Campus Sobral desde maio de 2011. O projeto foi criado com o objetivo central de transformar a realidade local a partir da constatação da carência de um espaço formador contínuo e gratuito na área de canto na cidade de Sobral. Esta prática tornou-se uma ferramenta de grande importância no desenvolvimento do indivíduo, facilitando a inclusão do mesmo na sociedade. Ao longo desse trabalho, pudemos perceber nosso crescimento pessoal e o crescimento de cada participante baseado nessa troca de experiência. É importante lembrar que este contato faz com que o grupo, como todo, se conheça e se reconheça melhor. Para que isso seja possível, é necessário deixar o grupo livre em algumas situações, podendo em determinadas ocasiões escolher musicas para o repertório, opinar ou mesmo fazer parte do trabalho de montagem de um espetáculo ou apresentação de acordo com a proposta lançada a cada ano. A oficina é hoje, uma grande ferramenta de desenvolvimento para a comunidade ao redor da universidade, aliando a função educadora do canto em grupo e estudo de técnica vocal em conjunto de técnicas corporais aplicadas ao repertório popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Milanez de Oliveira, L. F., Pereira Costa, T. M., & Lemos de Queiroz, J. A. (2017). CANTAROLANDO: UMA INICIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE ENSINO/APRENDIZAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4696. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29720

Edição

Seção

IV Encontro de Cultura Artística