COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE VISUAL ARTICULADA CONTRIBUI PARA A PROMOÇÃO DO CIRCUITO UFC-ARTE.

Autores

  • Jaime Tadeu Rubim Costa
  • Barbara Duarte Silva

Resumo

Cada organização possui uma identidade própria e há cada vez mais preocupação com sua expressão visual. Diante de tanta informação circulando nas redes sociais e nos meios de comunicação em geral, a identidade visual de um corporação faz toda a diferença para os seus resultados efetivos de promoção. Segundo Nassar & Figueiredo(1995), a comunicação empresarial se utiliza de muitas linguagens, que não têm como principal objetivo o processo de venda imediata. Porém, isso não deixa de ser uma ferramenta fundamental no marketing da empresa. Com o surgimento de novas tecnologias grande parte das organizações foi impulsionada a estarem presentes nos diversos meios de expressão digitais e seu desenvolvimento requer um estudo completo de aplicações e formatos ideais para sua apresentação. O Circuito UFC-Arte, criado pela necessidade do acompanhamento e fortalecimento de projetos contemplados pelo Programa de Promoção da Cultura Artística fazendo-os conhecidos e difundidos dentro e fora do contexto acadêmico, consiste principalmente na realização de uma série de eventos artísticos e culturais durante o ano letivo. Especialmente nesse ano a Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará articulou-se com a Secretaria de Cultura do Estado, visando o fomento e divulgação desses projetos não só dentro do ambiente acadêmico, mas ocupando os espaços culturais da cidade. Tendo em vista a nova articulação e o alcance de público que isso provoca, a identidade visual da Secult Arte-UFC precisou dialogar com um número mais abrangente de pessoas e realidades. A criação de conteúdos digital e gráfico, precisava criar mais interesse, especialmente do público de fora da Universidade. A proposta desse trabalho é apresentar como a construção de uma identidade visual mais articulada e transmidiática contribui para a promoção dos eventos do Circuito UFC-Arte, através da análise de dados da página fornecidos pelo Facebook entre o período de Março de 2016 a Setembro de 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Rubim Costa, J. T., & Silva, B. D. (2017). COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE VISUAL ARTICULADA CONTRIBUI PARA A PROMOÇÃO DO CIRCUITO UFC-ARTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4701. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29725

Edição

Seção

IV Encontro de Cultura Artística