CORPOREIDADES AFROANCESTRAIS NA CENA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Gerson Carlos Matias de Sousa
  • Emyle Pompeu de Barros Daltro

Resumo

Desde abril do corrente ano, o curso Corporeidades afroancestrais na cena contemporânea, que compõe o projeto Africanidades e interculturalidade crítica na formação em dança, vem sendo realizado no Espaço Cena 15, em parceria da UFC com o Porto Iracema das Artes. Essa formação ocorreu todas as quartas-feiras, com três horas de duração cada encontro, agregando dançarinos, atores, acadêmicos, educadores e pesquisadores em danças afrorreferenciadas atuantes em Fortaleza, especificamente em escolas públicas, projetos socioculturais, grupos/coletivos e companhias. A principal base das afrovivencias do curso vêm sendo os arquétipos dos Orixás Brasileiros, seus mitos, narrativas/oralidades, simbologias, signos, corporeidades e dramaturgias ancestrais, tendo nas singularidades de cada corpo dançante o território propício para desdobramentos de investigação de corporeidades e dramaturgias afrorreferenciadas, para o experimento sensorial/ritualístico e a criação/composição coletiva em dança contemporânea. Dessa primeira etapa, acumulou-se uma quantidade significativa de jogos, proposições corporais e experimentos inéditos em danças que deverão ser potencializados numa segunda etapa intitulada: “Laboratório de criação em dança: cabeças sagradas”. De setembro a dezembro, esse processo segue no Sesc Iracema/Dragão, no mesmo horário, mas às quintas feiras, com vivências coreográficas coletivizadas, laboratórios de campo, ensaios e compartilhas de experimentos abertos ao público. As práticas desenvolvidas vêm sendo filmadas e fotografadas, afim de se coletar dados para estudos e uma possível edição de vídeo-documentário sobre os processos desencadeados durante as vivências, experimentos, criações e mostras abertas. Nos Encontros Universitários, será realizada a exibição de um vídeo contendo resultados parciais do projeto. Um dos laboratórios de corpo do ICA é o local mais apropriado para tal exibição e serão necessários um computador, projetor e caixa de som.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Matias de Sousa, G. C., & Daltro, E. P. de B. (2017). CORPOREIDADES AFROANCESTRAIS NA CENA CONTEMPORÂNEA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4708. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29732

Edição

Seção

IV Encontro de Cultura Artística