DELEUZE E A REVERSÃO DO PLATONISMO
Resumo
A "reversão do platonismo", que teve como publicação original em 1967, e logo em seguida foi inserido como apêndice em 1969 no livro "Lógica do sentido", tinha como pretensão inicial retomar o projeto nietzschiano. Mas o que de fato significa reverter o platonismo? Platão ao separar o mundo das essências e mundo das aparências divide em dois o domínio das imagens-ídolos, para que por um lado se possa selecionar os bons pretendentes, aqueles dotados de semelhança e bons fundamentos e por outro lado aqueles que se afastam do modelo, sem semelhança e com maus fundamentos, os simulacros. Pode-se notar então que a cópia é a fiel reprodução da ideia, uma similitude, revestida de semelhança enquanto que o simulacro é uma total dissimilitude, sem semelhança alguma com a ideia, portanto não podemos negar que a cópia e o simulacro são imagens, mas com a diferença que um possui semelhança enquanto o outro é ausente da mesma. Através da negativação do simulacro, afirmando toda a sua improdutividade, que como Deleuze destaca, é assim que na filosofia platônica, como também em toda a história da filosofia é instaurado um domínio da representação, domínio este responsável pela limitação do pensamento que nos fecha a novos horizontes. A partir do que pensa Deleuze, o simulacro nunca fora uma cópia degradada como é colocado por Platão, pois jamais esteve no estado de cópia, em suas palavras o simulacro é “potência positiva que nega tanto o original quanto a cópia, tanto o modelo como a reprodução”, é diferença, multiplicidade, ocorre o enaltecimento daquele que sempre foi tratado como sem fundamento, o fim da hierarquização, da limitação e das representações, é portanto este a reversão platônica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes, L. T., Ferreira de Sousa, B. N., Facundo Almeida, D. T., Gomes de Lima, H., Oliveira de Lacerda, L., & Gallicchio Kroef, A. B. (2017). DELEUZE E A REVERSÃO DO PLATONISMO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4709. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29733
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.