DESIGN COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA ARTÍSTICA DE INCLUSÃO
Resumo
O design pode funcionar como uma ferramenta para democratizar experiências e contribuir para inclusão de grupos marginalizados e excluídos da sociedade. Especificamente, o design computacional utiliza a programação e a eletrônica para desenvolver novas formas de interação entre as pessoas e as tecnologias que nos rodeiam. Este projeto focou na relação entre os indivíduos e o som, com o objetivo de desenvolver diferentes maneiras de representação das diversas camadas que o compõem: altura, intensidade, duração e timbre, especialmente para pessoas com deficiência auditiva parcial ou total. Como forma de construir uma forte base de referências bibliográficas e projetuais, a equipe de pesquisa realizou encontros de discussão de artigos científicos de diversas áreas que lidam com a relação homem/som, desde as ciências médicas até as interpretações mais subjetivas e artísticas. Esses encontros alimentaram o desenvolvimento de propostas de instalações artísticas que lidam com o processamento do som pelas plataformas Processing e Arduino e sua representação a partir de suportes interativos gráficos. Dentre as iniciativas de projeto, desenvolvemos uma parceria com o Grupo de Violoncelos e protótipos de Arquitetura Responsiva. Essas instalações visam ampliar o entendimento da relação que temos com o som, atravessando as diferentes escalas que o design influencia, desde o objeto, ao edifício e à própria cidade e seus espaços públicos. Pretende-se demonstrar os experimentos e avanços conquistados através da sua exposição e interação com o público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Goncalves, F. L., Sousa e Silva, G. M., Cunha, J. N., & Cavalcante Vieira, R. C. (2017). DESIGN COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA ARTÍSTICA DE INCLUSÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4710. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29734
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.