FORMAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA
Resumo
O projeto constitui-se como uma proposta de formação, experimentação e processo de criação em dança em que oficinas foram realizadas inicialmente com 15 estudantes, entre 15 e 17 anos de idade, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. César Cals, em Fortaleza, CE. As oficinas tiveram início em abril e têm previsão de encerramento em dezembro de 2017, com uma apresentação artística no Teatro Universitário da UFC. Diversas técnicas de dança, tais como a do jazz dance, balé clássico, dancehall, danças urbanas, entre outras foram apresentadas aos estudantes da escola. Cada oficina possui uma hora e meia de duração. O projeto está sendo realizado em etapas e a primeira delas foi de encontros, planejamentos e reuniões com os realizadores. Na segunda etapa, artistas e professores que atuam com diferentes tipos de dança foram convidados a propor oficinas, seminários e outras ações com os alunos. Nas oficinas, também foi feito o estudo de algumas dessas danças, com foco em seus aspectos performático, histórico, cultural e político. A terceira e última etapa, que está em andamento, consiste em tecer um trabalho de criação em dança composto de elementos oriundos dessas diversas técnicas, envolvendo os participantes das aulas, bem como os bolsistas do projeto. Nos Encontros Universitários será realizada a apresentação de uma pequena composição em dança, de modo a sintetizar as informações e experiências vividas pelos dois bolsistas do projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves, C., Barbosa de Sousa, F., & Daltro, E. P. de B. (2017). FORMAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4723. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29747
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.