GLAM ROCK: UMA ANÁLISE DE CANÇÕES QUE REFLETEM AS MUDANÇAS DE IDENTIDADE DOS ANOS DA DÉCADA DE 1970.
Resumo
Esta pesquisa visa um recorte etno-linguístico sobre o objeto Glam Rock (e também conhecido por "Glitter" Rock) tal gênero musical que surgiu no final dos anos da década de 1960 e possui maior visibilidade na indústria cultural no início dos anos da década de 1970. O objetivo principal do trabalho era reconhecer nas letras das canções e correlaciona-las com a transformação dos padrões sociais ocorridas nos Estados Unidos e Inglaterra. Os autores identificaram através da escuta de álbuns de bandas, vídeos de performances extravagantes em figurinos cobertos de purpurina, calças apertadas, sapatos altos, batom, em um processo analise crítica dos precursores do estilo, tais como as bandas Sweet e Slade (Inglaterra) e New York Dolls (Eua), a rebeldia de transpassar a discussão sobre identidade cultural, referendada por Stuart Hall (2006) e o ressignificar os paradigmas de gênero, assim como nos orienta Gabriele dos Anjos (2000). Até então, o universo antes padronizado do Rock ´n roll, predominantemente associado ao masculino estereotipado, trás letras aonde a figura da mulher é vista como um ser imperfeito, e ainda sim desejável, e temas que envolvem a liberdade sexual tanto masculina como feminina, adentrando no âmbito colorido da androginia. Glam se divide entre baladas românticas e ritmos contagiantes que beiram incursões eletrônicas de sintetizadores e que devem fazer o corpo mexer (Paulo Chacon, 1985). Este trabalho sugere a valorização e validação das letras de canções de glam rock como meio de reflexão sobre as mudanças sociais e politicas que ocorreram na sociedade nos anos da década de 1970 e, ao qual os artistas foram submetidos, chegando até mesmo a influenciar a estética musical de outros artistas na década de 1980 como: Twister Sister e Kiss (Glam Metal) e Def Leppard e Sebastian Bach (Metal / Hard Rock). REQUESITOS TÉCNICOS: MIDIAS: PROJETOR E CX DE SOM.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Freitas, A. da S., Luiz Costa, E. M., & Furtado dos Santos, C. (2017). GLAM ROCK: UMA ANÁLISE DE CANÇÕES QUE REFLETEM AS MUDANÇAS DE IDENTIDADE DOS ANOS DA DÉCADA DE 1970. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4726. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29750
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.