O DESENVOLVIMENTO HUMANO QUE A PRÁTICA DE ORQUESTRA PROMOVE
Resumo
O presente artigo aborda pontos relevantes no desenvolvimento humano através da música em conjunto. Tem como palco dessa exposição o percurso musical da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (OSUFC). Através do compartilhamento de experiências dos bolsistas o artigo busca apresentar uma discussão sobre a necessidade que a música tem de romper as paredes das instituições de ensino e alcançar a comunidade que a cerca, destacando a importância da formação de músicos, de público e do livre acesso à cultura que instituições como o Instituto de Cultura e Arte (ICA) promove, instigando na coletividade externa a curiosidade para prática musical e o ingresso nas oficinas de instrumentos. Temos como objeto de analise os resultados dos trabalhos da OSUFC e dos grupos de ensino de instrumentos. O procedimento metodológico é qualitativo e apresenta as experiências adquiridas durante a trajetória dos bolsistas desde o início, da introdução na música até o presente, como artistas da OSUFC. Em conjunto com essa composição será denotado o resultado de algumas entrevistas com músicos que vivenciaram a evolução do quadro musical do estado. Os resultados parciais destacam importantes conquistas alcançadas com a música tais como o envolvimento direto dos bolsistas em festivais internacionais, como o Eurochestries de 2017, e os encontros de música da UFC. É valido ressaltar que o auxílio da Bolsa-arte vinculada a Secult é de grande necessidade na permanência dos participantes, já que a maioria são estudantes em tempo integral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Filho, A. R. de O., Calvet, D. B., Nascimento, M. de L., Costa de Oliveira, P., Gonçalves de Sá, S. L., & Parente, F. X. (2017). O DESENVOLVIMENTO HUMANO QUE A PRÁTICA DE ORQUESTRA PROMOVE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4735. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29759
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.