O ENSINO COLETIVO DE CORDAS FRICCIONADAS NO PROJETO ESCOLA DE MÚSICA CHIQUITA BRAGA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÚSICA.
Resumo
O presente resumo tem como objetivo relatar, através da experiência docente nas disciplinas de extensão violino e viola, a pratica do ensino coletivo de cordas friccionadas no projeto Escola de Música Chiquita Braga e, como consequência de tal pratica, a democratização da música através dela. As aulas ministradas no ICA têm por finalidade incluir pessoas da comunidade, acadêmica ou nāo, ao inicio do letramento musical voltado para a prática de violino, na modalidade de ensino coletivo. Sāo ministradas aulas de história da música e solfejo, além de prática instrumental. Para fins de embasamento foram utilizados os seguintes referidos teóricos Bondia (2002), Ying (2007), Silvino (2007) que pontuam aspectos importantes tais como: história e metodologia a respeito do ensino da música. Trata-se de um relato de experiência, e tem como lócus especifico a UFC e suas praticas de conjunto de cordas e ensino coletivo que, além de proporcionarem aos alunos da graduação em Música uma experiência completa e satisfatória, abrem suas portas para estudantes de outros cursos e para o público em geral através dos cursos de extensão, permitindo o acesso a metodologias e praticas formais na educação musical e aplicando em grupos de cordas da UFC, tais como: camerata de cordas, Orquestra da UFC. Além disso, o curso visa preparar os alunos para se matricularem nas disciplinas de Violino e Viola e prática de conjunto de cordas friccionadas, para que possam dar continuidade a sua evolução no estudos e na inserção do conhecimento teórico e pratico formal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nunes de Castro, M. A., & Parente, F. X. (2017). O ENSINO COLETIVO DE CORDAS FRICCIONADAS NO PROJETO ESCOLA DE MÚSICA CHIQUITA BRAGA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÚSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4736. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29760
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.