O ENSINO COLETIVO DE CORDAS FRICCIONADAS NO PROJETO ESCOLA DE MÚSICA CHIQUITA BRAGA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÚSICA.

Autores

  • Mario Anderson Nunes de Castro
  • Filipe Ximenes Parente

Resumo

O presente resumo tem como objetivo relatar, através da experiência docente nas disciplinas de extensão violino e viola, a pratica do ensino coletivo de cordas friccionadas no projeto Escola de Música Chiquita Braga e, como consequência de tal pratica, a democratização da música através dela. As aulas ministradas no ICA têm por finalidade incluir pessoas da comunidade, acadêmica ou nāo, ao inicio do letramento musical voltado para a prática de violino, na modalidade de ensino coletivo. Sāo ministradas aulas de história da música e solfejo, além de prática instrumental. Para fins de embasamento foram utilizados os seguintes referidos teóricos Bondia (2002), Ying (2007), Silvino (2007) que pontuam aspectos importantes tais como: história e metodologia a respeito do ensino da música. Trata-se de um relato de experiência, e tem como lócus especifico a UFC e suas praticas de conjunto de cordas e ensino coletivo que, além de proporcionarem aos alunos da graduação em Música uma experiência completa e satisfatória, abrem suas portas para estudantes de outros cursos e para o público em geral através dos cursos de extensão, permitindo o acesso a metodologias e praticas formais na educação musical e aplicando em grupos de cordas da UFC, tais como: camerata de cordas, Orquestra da UFC. Além disso, o curso visa preparar os alunos para se matricularem nas disciplinas de Violino e Viola e prática de conjunto de cordas friccionadas, para que possam dar continuidade a sua evolução no estudos e na inserção do conhecimento teórico e pratico formal.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Nunes de Castro, M. A., & Parente, F. X. (2017). O ENSINO COLETIVO DE CORDAS FRICCIONADAS NO PROJETO ESCOLA DE MÚSICA CHIQUITA BRAGA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÚSICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4736. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29760

Edição

Seção

IV Encontro de Cultura Artística