O TESTEMUNHO COMO ESTRATÉGIA CÊNICA

Autores

  • Julianderson Will Barros
  • Iure Afonso Rodrigues
  • Julia Vasconcelos
  • Renato Coelho
  • Gilson Brandao Costa

Resumo

O processo de montagem do espetáculo "Quarentena" inscrito no Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) através da UFC-ARTE, reúne um grupo de estudantes do curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará para a pesquisa laboratorial de realização de uma peça de teatro envolvendo o trabalho autobiográfico de seus atores. Uma pesquisa que envolve a junção de diversos significados, metáforas, símbolos, para que seja encontrado as melhores maneiras de formarmos o nosso discurso cênico a cerca dos universos que rondam nossos medos pessoais e conflitos internos. Há mais ou menos, dois meses atrás, decidimos abrir nosso processo à público, para compartilharmos um pouco do que descobrimos, através da realização de uma oficina, pretendendo estender nossas visões e criações de exercícios laboratoriais. Nossa proposta para os encontros universitários, será uma exibição artística, utilizando a produção audiovisual, trazendo relatos, fotografias, os resultados da oficina realizada, registros gerais do processo, para partilharmos como essa vivência de construção do espetáculo tem reverberado no corpo de todos os envolvidos, as dificuldades, os ganhos, a transposição do testemunho pessoal como estratégia cênica, assim como a utilização da metáfora do abate dos bichos para consumo, baseados na biografia de Augusto Boal, que divide os depoimentos sobre sua vida, atraves contos. Esse trabalho para os encontros baseia-se, também, na leitura de vários artigos, entre eles, " A experiência do Real no Teatro" escrito por Silvia Fernandes pelo dossiê "Teatro do Real" considerados por teóricos como Hans-Thies Lehmann. Uma rica vivência com o público e compartilhamento dos relatos de nosso processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Barros, J. W., Rodrigues, I. A., Vasconcelos, J., Coelho, R., & Costa, G. B. (2017). O TESTEMUNHO COMO ESTRATÉGIA CÊNICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4737. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29761

Edição

Seção

IV Encontro de Cultura Artística