PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA EM TEATRO CIENTÍFICO
Resumo
O presente trabalho visa observar os meandros do Teatro Científico, ressaltando o seu caráter lúdico. Oriunda de experiências com o Teatro Científico da Seara da Ciência – órgão de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará - essa pesquisa investiga as contribuições da arte teatral à aprendizagem científica. Essa investigação pauta ainda algumas questões sobre a feitura do Teatro Científico: Quais os limites entre os conceitos científicos e a encenação? O Teatro Científico deve sempre ensinar? Como tornar a cena atraente aos espectadores? Qual é o público-alvo desse tipo de teatro? Como encenar a ciência? O espetáculo científico deve ser similar a uma sala de aula? Observando que o teatro também é uma ciência e que, como tal, exige experimentações, esse trabalho descreve o diálogo possível entre a arte e a ciência, destacando que, indo além de conceitos teóricos, inúmeras são as contribuições do teatro às matérias escolares. Dentre outras disciplinas, a Física, a Biologia, a Química e a Matemática, por vezes, não despertam o interesse dos alunos que as catalogam como matérias difíceis de serem aprendidas, distantes da sua realidade; a arte teatral, logo, busca quebrar paradigmas, abordando diferentes temáticas e aproximando de forma lúdica os seus espectadores que, divertindo-se, podem ser instigados a se interessar por conteúdos tidos, inicialmente, como herméticos e complexos. Esta pesquisa observa o processo colaborativo na feitura do Teatro Científico, que dialoga Arte e Ciência em prol de uma educação lúdica. O Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará – UFC é o objeto laboratorial deste estudo, a partir da observação de montagens e de apresentações artísticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lucio e Neves, R., e Neves, R. L., Vale, O. M., & Vale, M. R. (2017). PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA EM TEATRO CIENTÍFICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4745. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29769
Edição
Seção
IV Encontro de Cultura Artística
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.