A AUTORIA ESCRITA INFLUENCIADA PELA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO-PESSOAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Resumo
Este trabalho visa investigar a influência e contribuição da produção de documentários de identidade histórico-pessoal no favorecimento da valorização e estímulo à produção de autoria textual da própria história, nos alunos da turma de 5.º ano da Escola Municipal Tristão de Alencar (Fortaleza). A partir da observação das dificuldades e obstáculos na construção de produções escritas em sala de aula, percebemos a necessidade de resgate do prazer pela escrita através de produções histórico-pessoais. Cientes da potencialidade do recurso digital mídia-vídeo, optamos pela construção de documentários históricos. Propondo, uma pesquisa qualitativa de caráter experimental, cujo procedimentos metodológicos tiveram início com a quantidade de dez alunos. Os instrumentais de análises utilizados foram: questionários, fichas de autorização de imagem, produção áudio-visual, organização de grupos de reflexão, apresentação dos documentários e culminância com a turma, organização das produções escritas, reescritas textuais e orientação, culminância das escritas discentes, apresentação e divulgação de livro digital produzidos pelos alunos. As análises nos permitiram observar a potencialidade dos documentários produzidos como resgate histórico-pessoal discente, sendo uma forma de conhecer-se e valorizar-se, proporcionando estímulo e incentivo a produção escrita da própria história, e, conhecimento e valorização da história dos demais. Os resultados, desses procedimentos metodológicos contribuíram para uma comunicação recíproca e confiante entre todos os envolvidos; alunos, professor da turma, professor da sala de informática, e as turmas e professores presentes nas culminâncias e divulgação do livro digital, pois passaram a comunicar suas experiências sem nenhum medo ou preconceito, identificando no documentário o seu próprio eu e resgatando a segurança e o prazer de compartilhar através da escrita a sua história.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Balbino de Almeida, A. L., Candéa Silva, E. N., Balbino de Almeida, S. B., Bastos de Almeida, M., Alexandre, C. G., & Costa dos Santos, M. J. (2017). A AUTORIA ESCRITA INFLUENCIADA PELA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO-PESSOAL: ALGUMAS REFLEXÕES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4759. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29783
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
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