A RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Resumo
O surgimento das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação deu um novo impulso à Educação a Distância (EaD), fazendo aparecer formas alternativas de disseminação do conhecimento. Aluno e escola precisam ser melhor compreendidos e investigados objetivando melhores resultados no processo de aprendizagem. A Educação a Distância via Internet redefine o papel do professor que assume posição diferenciada daquela conhecida historicamente. A pesquisa tem como objeto de estudo a atuação dos professores da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, ofertada semestralmente pela Universidade Federal do Ceará para alunos da sua comunidade discente na modalidade a distância. Nesta disciplina, ocorrem debates dentro de fóruns no Ambiente Virtual de Aprendizagem Solar. Os debates são realizados entre professores e alunos com foco em temas que raramente são abordados em sala de aulas convencionais. São eles: diferença como qualidade do que é diferente, educação ambiental, papel e identidade de gênero, cultura étnica e africanidades, tecnocultura e direitos humanos. Os fóruns funcionam em rodízio, desta forma, cada uma das 12 turmas que compõem a disciplina, tem um prazo médio de 11 dias para lerem os materiais didáticos recomendados pelos professores e tecerem comentários sobre o tema estudado. Com o decorrer dos debates, foi possível notar um número inconstante de mensagens enviadas pelos alunos em cada fórum, assim como foi possível notar um diferente nível de aprofundamento nos temas debatidos. Em contrapartida, o número de mensagens dos professores se mantiveram em quantidade parecidas, independente da turma em que estavam atuando. Com base nesses dados, foi possível perceber que, quanto maior a integração e participação dos professores nos debates, maior a participação e interesse demonstrado pelos alunos, o que evidencia a relevância da participação do professor nessa modalidade de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Soares, F. R. da S., Lustosa, G. S., Romualdo Soares, D. M., Santos da Silva, J., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). A RELEVÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4762. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29786
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.