A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES NA ESCOLA PARA O FORTALECIMENTO DOS ORGANISMOS COLEGIADOS

Autores

  • Pedro Gerard de Souza JucÁ
  • Teresa Cristina Gurgel
  • Antonia Eliane da Silva
  • Kurt Stolle Dessimone

Resumo

A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, de modo a enaltecer princípios históricos, culturais e saberes diversificados. São inúmeros aspectos relevantes inerentes a gestão escolar que precisam ser repensados junto aos sujeitos sociais em que nelas estão inseridos. É evidente que o conselho escolar contribui para que as gestões escolares tenham a participação de todos numa direção de vivências escolares, de modo a contribuir para a construção, reconstrução e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico das escolas, do Regimento Escolar, considerando as necessidades da comunidade local, porém permanecem desejáveis. Nesse sentido, através de uma pesquisa investigativa realizada junto a quatro escolas situadas em Jaguaribe (CE), foram identificadas necessidades de fortalecer a gestão escolar democrática. O resultado das análises dos dados e informações obtidos apontam problemas relacionados a omissões, falta de integração e necessidade de conhecimentos básicos sobre sua atuação como cidadãos critico e atuante na comunidade. Diante dessa problemática, bem como das possibilidades disponibilizadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), tendo como foco a plataforma de trabalho Google Sala de Aula, surgiu a necessidade de criar uma dinâmica através de uma comunidade virtual formada pela comunidade escolar para refletir sobre a legalidade das ações dos Organismos Colegiados como forma de gestão participativa preconizada em âmbito federal, na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), através de discussões enriquecidas com dispositivos midiáticos em forma de hipertextos e objetos de aprendizagem disponibilizados na Internet. Como resultados das interações construídas através de colaborações dos integrantes dos Organismos Colegiados, serão consideradas reflexões críticas decorrentes de estudos sugeridos pela mediação pedagógica e questionamentos sugeridos pelos participantes.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

JucÁ, P. G. de S., Gurgel, T. C., Eliane da Silva, A., & Dessimone, K. S. (2017). A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES NA ESCOLA PARA O FORTALECIMENTO DOS ORGANISMOS COLEGIADOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4764. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29788

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência