ALL ANATOMY: ENSINO DE ANATOMIA POR MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Narcilio Freitas Damasceno
  • Taciana Silveira
  • Rafael Augusto Oliveira Pereira
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

A anatomia humana é componente do currículo de formação médica, sendo reconhecidamente importante para fundamentar a prática médica em toda sua extensão. O ensino de anatomia humana na Universidade Federal do Ceará (UFC) é feito por meio de várias ferramentas, sejam elas aulas expositivas teóricas, aulas práticas e monitorias. Buscando aumentar o leque de recursos didáticos e adequar o ensino de anatomia a crescente utilização de recursos digitais surgiu o “All Anatomy”, um website elaborado para ser o braço digital da monitoria de anatomia humana, contendo aulas de revisão, um banco de questões constantemente atualizado, casos de anatomia clínica e um espaço de comunicação entre os estudantes e os monitores. Esse trabalho visa avaliar a importância que os acadêmicos atribuem a essa ferramenta para o seu desempenho e seu aprendizado em anatomia humana. Os estudantes que tiveram acesso ao website serão submetidos a questionários que buscarão avaliar a importância do “All Anatomy”, seja para o desempenho acadêmico, seja para o aprendizado, além disso também será avaliado se recursos digitais devem ser incluídos no alicerce do ensino de anatomia e não apenas serem utilizados como um complemento aos métodos tradicionais. Os resultados preliminares mostram uma elevada adesão ao método estimada pelo número de acessos ao site. Como conclusão inicial, podemos perceber que os recursos digitais pertencem a um campo muito amplo a ser explorado e que pode trazer muitos benefícios ao ensino-aprendizagem nas disciplinas de anatomia humana na UFC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Damasceno, N. F., Silveira, T., Oliveira Pereira, R. A., & Sousa Ayres de Moura, J. R. (2017). ALL ANATOMY: ENSINO DE ANATOMIA POR MÍDIAS DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4765. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29789

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência