BLOG DE LÂMINAS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE PATOLOGIA
Resumo
Blogs são páginas da internet onde são disseminados diferentes conteúdos, como textos, imagens, documentos ou vídeos. No âmbito educacional, o uso dessa tecnologia pode auxiliar na união da teoria com a pratica, permitindo uma relação de ensino e aprendizagem, mais interativa, didática, participativa e flexível. O objetivo do estudo é verificar a percepção dos discente da disciplina patologia acerca da utilização do blog nas monitorias práticas. O estudo foi realizado com 12 alunos do curso de enfermagem que utilizaram o blog durante a monitoria de microscopia da disciplina de patologia da Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi realizada via formulário online contendo 3 questões. Sobre o conteúdo do blog, 10 alunos (83, 3%) afirmaram que o conteúdo do blog foi satisfatório e 2 (16,7%) mediano. Em relação ao auxílio do blog para compreensão das lâminas, a unanimidade, 12 (100%) dos alunos afirmaram que o blog ajudou na assimilação do conteúdo prático. A respeito da indicação do blog, novamente, a totalidade da amostra, declarou que recomendaria o blog para os outros colegas. Diante dos resultados, é notório que a midiatização das lâminas através do blog, contribuiu para facilitar o aprendizado do conteúdo abordado nas aulas de práticas de microscopia. Além disso, trouxe um método de ensino criativo, interativo e organizado, o que fortalece o uso efetivo de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Gomes Carneiro, M. A., & Gerson, G. (2017). BLOG DE LÂMINAS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE PATOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4767. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29791
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.