BLOG DE LÂMINAS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE PATOLOGIA

Autores

  • Maria Angelica Gomes Carneiro
  • Gunter Gerson

Resumo

Blogs são páginas da internet onde são disseminados diferentes conteúdos, como textos, imagens, documentos ou vídeos. No âmbito educacional, o uso dessa tecnologia pode auxiliar na união da teoria com a pratica, permitindo uma relação de ensino e aprendizagem, mais interativa, didática, participativa e flexível. O objetivo do estudo é verificar a percepção dos discente da disciplina patologia acerca da utilização do blog nas monitorias práticas. O estudo foi realizado com 12 alunos do curso de enfermagem que utilizaram o blog durante a monitoria de microscopia da disciplina de patologia da Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi realizada via formulário online contendo 3 questões. Sobre o conteúdo do blog, 10 alunos (83, 3%) afirmaram que o conteúdo do blog foi satisfatório e 2 (16,7%) mediano. Em relação ao auxílio do blog para compreensão das lâminas, a unanimidade, 12 (100%) dos alunos afirmaram que o blog ajudou na assimilação do conteúdo prático. A respeito da indicação do blog, novamente, a totalidade da amostra, declarou que recomendaria o blog para os outros colegas. Diante dos resultados, é notório que a midiatização das lâminas através do blog, contribuiu para facilitar o aprendizado do conteúdo abordado nas aulas de práticas de microscopia. Além disso, trouxe um método de ensino criativo, interativo e organizado, o que fortalece o uso efetivo de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Gomes Carneiro, M. A., & Gerson, G. (2017). BLOG DE LÂMINAS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE PATOLOGIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4767. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29791

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência