CLIC PEDAGÓGICO:LENTES E OLHARES DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Resumo
A cada dia torna-se comum a inclusão digital nas escolas e, com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), é possível usar seus benefícios em prol da educação. A partir da leitura de imagens, é possível formular teorias, observar como as crianças estão respondendo aos estímulos propostos e avaliar o trabalho pedagógico. O registro fotográfico pode tornar-se uma ferramenta de grande valor nas mãos do professor, pois algum fato relevante pode passar despercebido, mas, com a devida observação do registro fotográfico, qualquer dúvida existente pode ser esclarecida e melhorias, executadas. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo registrar atividades pedagógicas individuais e coletivas realizadas com crianças de quatro e cinco anos, por meio de fotografias. A utilização da fotografia como suporte à prática pedagógica forneceu elementos para o acompanhamento de brincadeiras, interações, conflitos e aprendizagens infantis. Esse trabalho foi realizado na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC), com as crianças da turma Infantil 4A, neste ano letivo. O registro fotográfico foi feito com smartphones, todas as fotos foram transferidas para um desktop e um laptop. Depois, as imagens foram selecionadas, catalogadas e organizadas em pastas, estas nomeadas com as respectivas atividades realizadas com as crianças. Foram feitos backups em mais de uma mídia, a fim de resguardar a segurança dos dados e permitir sua utilização pelos profissionais que trabalham com a turma. Essa experiência tem demonstrado que o uso de imagens fotográficas oferece suporte à prática docente, pois permite o acompanhamento das crianças em diversas situações da rotina diária, mesmo que esses eventos tenham acontecido há algum tempo. Assim, pode-se afirmar que a percepção das peculiaridades e atitudes das crianças por meio da análise de fotografias favorece o (re)planejamento pedagógico e as intervenções docentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Santos da Silva, S. C., & Auricelia da Silva, M. (2017). CLIC PEDAGÓGICO:LENTES E OLHARES DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4769. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29793
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.