CLIC PEDAGÓGICO:LENTES E OLHARES DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Autores

  • Samara Cristiny Santos da Silva
  • Maria Auricelia da Silva

Resumo

A cada dia torna-se comum a inclusão digital nas escolas e, com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), é possível usar seus benefícios em prol da educação. A partir da leitura de imagens, é possível formular teorias, observar como as crianças estão respondendo aos estímulos propostos e avaliar o trabalho pedagógico. O registro fotográfico pode tornar-se uma ferramenta de grande valor nas mãos do professor, pois algum fato relevante pode passar despercebido, mas, com a devida observação do registro fotográfico, qualquer dúvida existente pode ser esclarecida e melhorias, executadas. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo registrar atividades pedagógicas individuais e coletivas realizadas com crianças de quatro e cinco anos, por meio de fotografias. A utilização da fotografia como suporte à prática pedagógica forneceu elementos para o acompanhamento de brincadeiras, interações, conflitos e aprendizagens infantis. Esse trabalho foi realizado na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC), com as crianças da turma Infantil 4A, neste ano letivo. O registro fotográfico foi feito com smartphones, todas as fotos foram transferidas para um desktop e um laptop. Depois, as imagens foram selecionadas, catalogadas e organizadas em pastas, estas nomeadas com as respectivas atividades realizadas com as crianças. Foram feitos backups em mais de uma mídia, a fim de resguardar a segurança dos dados e permitir sua utilização pelos profissionais que trabalham com a turma. Essa experiência tem demonstrado que o uso de imagens fotográficas oferece suporte à prática docente, pois permite o acompanhamento das crianças em diversas situações da rotina diária, mesmo que esses eventos tenham acontecido há algum tempo. Assim, pode-se afirmar que a percepção das peculiaridades e atitudes das crianças por meio da análise de fotografias favorece o (re)planejamento pedagógico e as intervenções docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Santos da Silva, S. C., & Auricelia da Silva, M. (2017). CLIC PEDAGÓGICO:LENTES E OLHARES DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4769. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29793

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência