DE GONZAGÃO A SAFADÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE MEDIADA PELA TECNOLOGIA DIGITAL

Autores

  • Viviane Vieira de Sobrinho
  • Francisco Daniel Souza Fernandes
  • Júlio Nathanael Silva Mesquita
  • Raquel Figueiredo Barretto
  • Luciana de Lima

Resumo

DE GONZAGÃO A SAFADÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE MEDIADA PELA TECNOLOGIA DIGITAL O presente trabalho teve como propósito descrever a experiência docente durante a aula simulada na disciplina de Tecnodocência (2017.1) utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Para cumprir com este propósito, apoiou-se no conceito de interdisciplinaridade como interação entre diferentes áreas do conhecimento mediadas pelas TDICs. Foi realizada uma simulação de aula com duração de 50 minutos para alunos do terceiro ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Santo Afonso. O planejamento iniciou-se com as discussões acerca da temática (forró) sobre as diferentes áreas do conhecimento: História, Sistemas e Mídias Digitas (SMD), Letras e Pedagogia. Como suporte para a prática pedagógica, utilizou-se a ferramenta tecnológica blog na plataforma WordPress que apresenta o conteúdo a ser trabalhado e a atividade de verificação do conhecimento socializado através de paródias criadas pelos próprios discentes. A aula iniciou-se com apresentação do conteúdo: exposição de duas músicas, análise histórica, linguística, explicação sobre design de som e sua evolução no forró finalizando com a representação social da mulher. Os alunos fizeram uma representação visual em telas sobre a temática em questão. Em seguida, para consolidar os conhecimentos adquiridos, os alunos foram orientados a produzir paródias tendo como base melódica oito músicas previamente escolhidas pelos professores. A participação efetiva dos alunos pode ser atestada a partir das paródias postadas pelos discentes no blog. A experiência anteriormente relatada mostrou-se válida, pois contribuiu para a formação dos futuros docentes ao aliar o ensino à teoria e prática mediada pelas TDICs. Refletindo nesta perspectiva, os discentes que fizeram parte da aula poderiam avaliar a aula simulada, contribuindo significativamente para a formação dos futuros docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Vieira de Sobrinho, V., Souza Fernandes, F. D., Silva Mesquita, J. N., Barretto, R. F., & Luciana de Lima. (2017). DE GONZAGÃO A SAFADÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE MEDIADA PELA TECNOLOGIA DIGITAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4770. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29794

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência