O IMPACTO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E DO ENSINO A DISTÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Diante dos tantos desafios impostos pela Educação a Distância (EaD), por vezes foca-se nas dificuldades do aluno, ressaltando-se a importância da disciplina, organização e prática evolutiva da autonomia. Estudar a distância é certamente um desafio, mas como é lecionar a distância? Tendo em vista esta perspectiva a ser explorada e conhecida, o presente estudo pretende verificar e apresentar as principais características necessárias e as dificuldades enfrentadas pelos professores desta modalidade de ensino, trazendo ao leitor uma visão geral acerca do impacto das novas tecnologias ante os atuais padrões sociais segundo uma ótica dos docentes. Por meio de pesquisa qualitativa baseada na aplicação de questionários e entrevistas realizadas com tutores a distância da UAB/UFC e alunos desta modalidade de ensino, visa-se gerar uma contribuição para o meio acadêmico que leve ao aprimoramento das técnicas de docência na educação a distância. Espera-se que este estudo possa trazer à tona as principais dificuldades dessa modalidade de ensino e ao expor a visão docente aos discentes, que o mesmo possa vir a contribuir com a melhoria do ensino em um aspecto geral, estimulando propostas que tragam melhorias na gestão educacional e na interação aluno-professor. Não excluindo aqui o uso dos recursos tecnológicos já ofertados e adquirindo novos recursos se assim for necessário e possível. Pretende-se ainda comprovar mesmo que em aspectos gerais, que as dificuldades e exigências impostas pela EaD não estão restritas somente aos alunos. Colocando isso em prática, havendo comunicação entre alunos e professores, teremos uma melhor organização do ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Santos, R. de S., & Nascimento da Silva, M. (2017). O IMPACTO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E DO ENSINO A DISTÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4776. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29800
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.