O PAPEL DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O Objetivo deste trabalho é compreender os profissionais e os educandos da graduação semipresencial do Curso de Química, dos alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) no semestre 2017.1, na modalidade à distância. Considera-se que, um passo a ser dado nas fronteiras tradicionais de idade, etnia, raça, gênero e nacionalidade. O presente estudo foi desenvolvido por meio de observação a partir da prática no decorrer do curso, especificamente, na turma de Química, tendo como foco a função e atribuições da categoria profissional envolvida na EAD (Educação à Distância). Ressalta-se a importância da presença de um tutor no processo ensino-aprendizagem, incentivando na participação dos trabalhos, orientando nas atividades e nos grupos de estudos e incitamento da autonomia. Tudo isso, interfere no processo de aprendizagem, pois, favorece aos alunos a reflexão e (re)construção de saberes entre os participantes.Para compensar a distância física entre professores e alunos entra o papel do tutor que tem importância básica para a EAD. Daí a relevância de se investir na formação de tutores, preparando-os para exercerem seu trabalho com boa fundamentação teórica. Entende-se que é imprescindível a participação do professor extremamente preparado a modalidade, pois ele é como um mediador do processo de construção do conhecimento, através das discussões geradas, de modo a ofertar elementos para que os discentes aprendam por meio desse processo de construção. Nessa perspectiva, os sujeitos aprendizes são compreendidos como participantes ativos de seus processos de aprendizagem. A elaboração dos cursos é de responsabilidade das instituições públicas, como a UFC, que desenvolvem todo apoio didático e pedagógico e o funcionamento da estrutura, as competências administrativas e pedagógicas são compartilhadas pelos mantenedores, como o CAPES- Ministério da Educação-MEC.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Holanda Cardoso, R. R., & Lima, M. da C. B. (2017). O PAPEL DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4777. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29801
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
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