O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO MEIO PARA FAVORECER INTERAÇÕES E INOVAÇÕES DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DO ENSINO SUPERIOR.
Resumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão adentrando em cada vez mais no ensino superior, especialmente na EaD, que possibilita a ação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Nesta modalidade, é possível contar com meios digitais, ferramentas que promovem práticas educativas interativas e inúmeras possibilidades de estratégias pedagógicas, as quais podem ser auxiliadas por dispositivos midiáticos dotados de tecnologia multimídia favorecidas por propostas de trabalhos em grupo. Os recursos educacionais, tecnológicos e estratégias pedagógicas devem ser disponibilizados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), de modo a simular espaços como uma sala de aula, propiciando buscas, estudos, reflexões, opiniões, dúvidas, no sentido de que a comunidade formada por alunos e professores-tutores, juntos, possa construir o conhecimento em conformidade com os objetivos educacionais de cursos e disciplinas, colaborando uns com os outros para que a construção de novos conhecimentos seja concretizada, e os objetivos, alcançados. Os recursos tecnológicos e possibilidades pedagógicas motivaram o desenvolvimento da presente proposta de trabalho cujo objetivo é enaltecer a relevância das TDICs no desenvolvimento, na construção de conhecimentos e metodologias de ensino no espaço universitário, tendo como foco a relação dos alunos no desenvolvimento de dinâmicas propostas em fóruns de discussão e de atividades em grupo. Para a realização deste objetivo será necessário buscar laços com a literatura para estabelecer critérios que possibilitam avaliar as interações que serão analisadas. Diante dessa necessidade, cabe salientar o crescimento do uso das TDICs, o aumento de ofertas de cursos da modalidade EaD, da diversidade de tipos de cursos ofertados, a necessidade de autonomia do aluno da referida modalidade de ensino, como também a necessidade de mais valorização dos alunos da modalidade EaD por tantas dedicações de pesquisadores e investimentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves, N. D., da Fonseca, M. de F. P., Alves Silva, S. M., Gurgel Dessimone, T. C., & Dessimone, K. S. (2017). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO MEIO PARA FAVORECER INTERAÇÕES E INOVAÇÕES DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DO ENSINO SUPERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4778. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29802
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.