O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A EPIDEMIA CHIKUNGUNYA

Autores

  • Jessica Campelo de Sa
  • Hiago Bruno da Silva Rabelo
  • Elane Santos da Fonseca
  • Arnaldo Cesar Magno Valente
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de elaboração e desenvolvimento de uma aula interdisciplinar abordando o tema Chikungunya, elaborada por um grupo de quatro graduandos das áreas de Sistemas e Mídias Digitais, Dança, Letras Inglês e Química, de acordo com a proposta da disciplina de Tecnodocência ofertada em 2017.1. Para tal, o termo “interdisciplinaridade” foi adotado como a relação entre as diferentes áreas, com uma abordagem construtivista e uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Na aula elaborada, participaram alunos do 3º ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Santo Afonso e foram utilizadas algumas ferramentas digitais, tais como ultrabooks com internet e projetor. A aula foi dividida em dois momentos. Inicialmente, foi criado um blog na plataforma Blogspot como suporte em que cada professor publicou posts explorando conteúdos de suas áreas relacionados ao tema. Em seguida, o blog foi apresentado em sala e foi pedido aos alunos que elaborassem posts em que estes agregassem informações acerca do tema e dos conhecimentos compartilhados no blog. Além disso, o acesso foi disponibilizado aos alunos para que pudessem dar continuidade a intervenções após a aula. O uso das TDICs como ferramenta metodológica viabilizou o acesso à informação de forma mais dinâmica e atraente, além de incentivar o aluno a construir seus próprios saberes e a contribuir de forma ativa no seu processo de aprendizagem. Abrindo espaço para que estes pudessem se ver como produtores de conhecimento. Os resultados foram satisfatórios, tendo em vista que a aula foi bem recebida pelos alunos e essa foi uma experiência enriquecedora para os professores. Pôde-se perceber que o uso das TDICs na docência em uma abordagem interdisciplinar aproxima o conteúdo científico da vivência cotidiana do aluno e permite ao professor a quebra da imagem deste como único detentor do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Campelo de Sa, J., Rabelo, H. B. da S., Santos da Fonseca, E., Magno Valente, A. C., & Luciana de Lima. (2017). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE A EPIDEMIA CHIKUNGUNYA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4779. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29803

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência