O USO DE FILMES COMO RECURSO MIDIÁTICO-PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA

Autores

  • Yasmim BrandÃo Ferreira
  • Luciana de Lima

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência acerca da aula realizada no dia oito de junho, para a Escola Santo Afonso, como parte das atividades referentes à disciplina de Tecnodocência, da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2017.1. Sob a ótica da promoção do saber pedagógico aliado a variadas formas de ensino, como tem sido visado atualmente, fez-se presente a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como parte da aula. Entende-se por TDICs um conjunto de recursos tecnológicos utlizados no ensino, promovendo assim, um aprendizado legítimo para os alunos. Para esta prática, foi utilizado como base o filme ``O Físico` `e trechos do livro homônimo para discutir sobre as dificuldades do período histórico evidenciado, a Idade Média, e o modo como a época influenciou na disseminação de doenças, comparando a Idade Média com o período vigente. A atividade foi realizada em três momentos. Inicialmente houve a apresentação do tema e a exibição de trechos do filme, através do projetor, pelos membros do grupo, de acordo com suas respectivas áreas. Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos e lhes foi proposto uma dinâmica de leitura dos textos. Finalmente, foi protagonizada uma discussão sobre o tema com todos os grupos e a produção de uma paródia utilizando o programa Audacity, o qual deveria traçar um paralelo entre o contexto histórico do filme e o atual. Posteriormente os alunos deveriam publicar as paródias criadas em um canal aberto previamente no YouTube para esta finalidade. Conforme o exposto acima, obteve-se como resultado o produto do desenvolvimento de paródias elaboradas pelos alunos e sua posterior postagem. A partir dessa experiência, pôde-se concluir que a aula se deu de forma harmoniosa, com os alunos envolvidos na produção da paródia e, a interdisciplinaridade proposta pelo grupo, foi de grande importância para o desenvolvimento das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ferreira, Y. B., & Luciana de Lima. (2017). O USO DE FILMES COMO RECURSO MIDIÁTICO-PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4780. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29804

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência