O USO DE FILMES COMO RECURSO MIDIÁTICO-PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência acerca da aula realizada no dia oito de junho, para a Escola Santo Afonso, como parte das atividades referentes à disciplina de Tecnodocência, da Universidade Federal do Ceará, no semestre 2017.1. Sob a ótica da promoção do saber pedagógico aliado a variadas formas de ensino, como tem sido visado atualmente, fez-se presente a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como parte da aula. Entende-se por TDICs um conjunto de recursos tecnológicos utlizados no ensino, promovendo assim, um aprendizado legítimo para os alunos. Para esta prática, foi utilizado como base o filme ``O Físico` `e trechos do livro homônimo para discutir sobre as dificuldades do período histórico evidenciado, a Idade Média, e o modo como a época influenciou na disseminação de doenças, comparando a Idade Média com o período vigente. A atividade foi realizada em três momentos. Inicialmente houve a apresentação do tema e a exibição de trechos do filme, através do projetor, pelos membros do grupo, de acordo com suas respectivas áreas. Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos e lhes foi proposto uma dinâmica de leitura dos textos. Finalmente, foi protagonizada uma discussão sobre o tema com todos os grupos e a produção de uma paródia utilizando o programa Audacity, o qual deveria traçar um paralelo entre o contexto histórico do filme e o atual. Posteriormente os alunos deveriam publicar as paródias criadas em um canal aberto previamente no YouTube para esta finalidade. Conforme o exposto acima, obteve-se como resultado o produto do desenvolvimento de paródias elaboradas pelos alunos e sua posterior postagem. A partir dessa experiência, pôde-se concluir que a aula se deu de forma harmoniosa, com os alunos envolvidos na produção da paródia e, a interdisciplinaridade proposta pelo grupo, foi de grande importância para o desenvolvimento das atividades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ferreira, Y. B., & Luciana de Lima. (2017). O USO DE FILMES COMO RECURSO MIDIÁTICO-PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4780. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29804
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.