O USO DO APLICATIVO DE MENSAGENS WHATSAPP NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE REDAÇÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência com o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp no processo de ensino–aprendizagem de redação, mais especificamente do gênero dissertativo-argumentativo direcionado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escolha pela ferramenta como recurso pedagógico se deve ao fato de o aplicativo ser um dos mais populares entre os alunos. Devido a isso, o recurso é um meio disponível e de fácil acesso para grande parte dos estudantes, mesmo aqueles de baixa renda ou residentes em regiões sem acesso regular à internet. A escolha pelo WhatsApp como ferramenta também se deu pelo fato de o palicativo estar amplamente inserido no cotidiano dos alunos e essa ser uma das principais características do Mobile Learning – o acesso ao conhecimento mesmo fora dos ambientes educacionais. A metodologia utilizada nesse trabalho é o relato de experiência. Para isso, o relato está dividido em três partes. A primeira dedicada à descrição da interação e cooperação entre os alunos membros do grupo. A segunda parte é dedicada à análise dos processos e dinâmica de ensino com o uso da ferramenta escolhida, com enfoque específico na seleção de mídias e formatos viáveis e que apresentaram melhores resultados no aprendizado. Já a terceira etapa é dedicada à análise dos resultados e evolução da aprendizagem dos alunos após oito semanas de participação no grupo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Schmiguel, K., & Oliveira da Cunha, F. (2017). O USO DO APLICATIVO DE MENSAGENS WHATSAPP NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE REDAÇÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4782. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29806
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.