O USO DO APLICATIVO DE MENSAGENS WHATSAPP NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE REDAÇÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Kelli Schmiguel
  • Franciedson Oliveira da Cunha

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência com o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp no processo de ensino–aprendizagem de redação, mais especificamente do gênero dissertativo-argumentativo direcionado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escolha pela ferramenta como recurso pedagógico se deve ao fato de o aplicativo ser um dos mais populares entre os alunos. Devido a isso, o recurso é um meio disponível e de fácil acesso para grande parte dos estudantes, mesmo aqueles de baixa renda ou residentes em regiões sem acesso regular à internet. A escolha pelo WhatsApp como ferramenta também se deu pelo fato de o palicativo estar amplamente inserido no cotidiano dos alunos e essa ser uma das principais características do Mobile Learning – o acesso ao conhecimento mesmo fora dos ambientes educacionais. A metodologia utilizada nesse trabalho é o relato de experiência. Para isso, o relato está dividido em três partes. A primeira dedicada à descrição da interação e cooperação entre os alunos membros do grupo. A segunda parte é dedicada à análise dos processos e dinâmica de ensino com o uso da ferramenta escolhida, com enfoque específico na seleção de mídias e formatos viáveis e que apresentaram melhores resultados no aprendizado. Já a terceira etapa é dedicada à análise dos resultados e evolução da aprendizagem dos alunos após oito semanas de participação no grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Schmiguel, K., & Oliveira da Cunha, F. (2017). O USO DO APLICATIVO DE MENSAGENS WHATSAPP NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE REDAÇÃO - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4782. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29806

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência