OS DESAFIOS DO USO DA TECNOLOGIA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ITAPIPOCA
Resumo
A tecnologia cada vez mais vem tomando espaço na vida de todos, tornando-se assim, em um grande desafio, principalmente para a docência. Professores precisam sempre conectar o ensino com a tecnologia como uma forma criativa e eficiente de ensinar. Com isso, propomos através do presente trabalho estudar quais as dificuldades que os professores de escolas municipais de Itapipoca enfrentam no seu cotidiano para lidar com a tecnologia em sua prática docente. Sabe-se que, nas escolas, muito tem sido investido em formas de relacionar tecnologia e ensino. Entretanto, pode ser que alguns obstáculos estejam bloqueando o acesso dos professores a essa relação, dado que apesar da tecnologia fazer-se presente nas diversas escolas municipais, ainda encontramos muitos empecilhos entre escola e tecnologia. Objetivando estudar essas questões, fizemos uma pesquisa com professores e alunos do ensino da rede pública. Desenvolvemos questionários voltados para professores e alunos que tratasse da questão de como estava sendo utilizada a tecnologia em sala de aula. A partir desses questionários traçamos algumas dificuldades enfrentadas por professores, tais quais: a falta de estrutura nas escolas, algumas nem possuem um laboratório de informática, outras possuem, mas não há manutenção dos computadores, o que faz com que este laboratório seja um lugar de encontrar máquinas antigas, professores com deficiências na sua formação quanto essas novas tecnologias que estão chegando. Além de tudo, há também uma dificuldade de inserir alunos de localidades rurais às práticas tecnológicas. Acreditamos que nossa pesquisa é importante por discutir esse perfil de professor e aluno que há nas escolas municipais de Itapipoca e, além disso, apontamos para um fato crucial de desenvolver um projeto de inclusão digital com professores e alunos da rede municipal de ensino de Itapipoca. Concluímos que apesar da tecnologia está em todo lugar, ainda há muitas dificuldades que separam escola- tecnologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves, E. I., & Chaves, L. P. (2017). OS DESAFIOS DO USO DA TECNOLOGIA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ITAPIPOCA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4784. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29808
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.