PERCURSSOS E DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MODALIDADE EAD
Resumo
Este trabalho visa analisar como se dá a relação entre o aluno e a universidade em sua modalidade à distância. Dentro dos aspectos a serem analisados de destacam questões associadas ao tempo, a disponibilidade e o acesso dos alunos, que são, por sua vez, imprescindíveis para que a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno seja possível. Diante desta realidade, a primeiro modo se pede uma flexibilidade tanto por parte do aluno, que terá de honrar com o compromisso e organização para com seus trabalhos, mas também a universidade, com seus tutores e professores. Nesse contexto, muito se questiona e lamenta o fato de que a exigência é muito alta, e a conciliação entre as disciplinas se torna difícil, uma vez que, muitos trabalhos pela via virtual em fóruns e portfólios são propostos ao mesmo tempo em várias disciplinas. Infelizmente, esta situação se desvincula um pouco do esperado, a flexibilidade, bem como a compreensão dos docentes aos alunos quanto à dificuldade de acesso, trabalhos e determinadas obrigações que lhes comprometem delimitação de tempo. Os meios utilizados nesta descrição foram coletados a partir de experiências de licenciandos que não têm acesso a internet em casa, especialmente os que residem na zona rural. Há alguns que apresentam como resposta a distinção e metodologia que a modalidade à distância apresenta, que é totalmente distinta da presencial, outros alegam o fato de que alguns alunos não se dedicam com determinação e atenção à disciplina apresentada. Contudo, é preciso ressaltar duas situações: a primeira se refere a oscilação na rede de internet que nem sempre contribui, a segunda é que os prazos de entregas dos trabalhos em portfólio e fórum não são dialogados e, portanto, possíveis de serem estendidos; o que provoca infelizmente a desistência de muitos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cavalcante, G. A., & Lima da Silva, F. C. (2017). PERCURSSOS E DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MODALIDADE EAD. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4786. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29810
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.