POLÍTICA E IDEOLOGIA: DEBATES POSSÍVEIS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE
Resumo
O objetivo do trabalho é investigar de que forma o posicionamento político-ideológico dos professores influencia o modo de participação dos alunos nos fóruns de discussão em disciplinas a distância. A pesquisa foi realizada com o corpus textual referente ao semestre 2016.2 da disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, ofertada pela Universidade Federal do Ceará. Esta contempla seis temáticas, abordadas por diferentes tutores: Filosofia da Diferença; Etnias e Africanidades; Construção de Gênero; Educação ambiental; Tecnologia, Tecnocultura e Tecnocracia; Direitos Humanos como Construção Social. Na avaliação da referida disciplina pelo corpo discente constavam relatos sobre uma falta de abertura a opiniões de posicionamento político-ideológico contrários aos dos professores e de materiais didáticos com viés político. Partindo da não existência de imparcialidade, busca-se revelar quais posturas docentes leva ao cerceamento da discussão. Compreendeu-se como determinante a não existência de uma explanação prévia sobre os temas por parte dos docentes sobre o próprio ponto de vista e outros pontos de vista existentes. Dessa forma, o posicionamento do material didático é o único apresentado e a não compreensão do corpo discente sobre o conceito de local de fala, resulta na interpretação de que pontos de vistas contrários estão errados quanto às respostas às tarefas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Carvalho, B. B., Pereira, R. C., Araujo de Oliveira Sousa, R. M., Martins de Lima, M., Teles, G., & Luciana de Lima. (2017). POLÍTICA E IDEOLOGIA: DEBATES POSSÍVEIS EM FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4787. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29811
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.