PRODUÇÃO DE VIDEO NA ALDEIA KANINDÉ
Resumo
A presente comunicação tem como objetivo, mostrar como a Universidade Federal do Ceará tem contribuído de forma significativa na formação de seus educandos e os mesmos fazendo essa interligação dentro das escolas públicas de nosso estado, utilizando para este fim o meio tecnológico interligando o saber teórico e prático adquirido na universidade, tendo como foco principal o trabalho com mídias na produção de pequenos vídeos e documentários. Trata-se de uma experiência em andamento que se concretiza na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, no município de Aratuba Ceara. Os participantes do projeto são alunos do Ensino Médio da Escola citada e no decorrer do trabalho realizado até o presente momento tiveram vários mecanismos metodológicos que facilitaram a realização das atividades propostas desde o roteiro até os softwares utilizados. Os resultados apontam avanços qualitativos dos estudantes em relação ao conhecimento tecnológico e a utilização das mídias sociais na divulgação da escola e de suas atividades através dos vídeos que eles poderão desenvolver no desenvolvimento do projeto: mostrando a realidade da comunidade e da escola fazendo uma ligação com os conhecimentos adquiridos na sala de aula, como a criação de roteiros, além dos trabalhos de campo realizados durante as pesquisas. Damos destaque especial para a transformação de tudo isso em conhecimento através das produções que podem ser divulgadas nas redes sociais. O trabalho alcançou altos índices de relevância, não só para cada aluno da escola individualmente mas para a própria comunidade indígena. Conclui assim que está sendo uma experiência bastante significativa, prazerosa e de muita aprendizagem. Palavras chave: Experiência, Conhecimento, tecnológico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Santos, F. R. da S., & Pedrosa de Sousa, J. (2017). PRODUÇÃO DE VIDEO NA ALDEIA KANINDÉ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4788. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29812
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.