TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PERIÓDICOS EDUCACIONAIS
Resumo
O propósito desta pesquisa é identificar a ocorrência de estudos que utilizem o uso das tecnologias digitais aplicadas à docência, em duas revistas acadêmicas educacionais, a Revista Brasileira de Educação e a Revista Educação e Sociedade. Os periódicos nutrem a academia e evidenciam motes que têm relevância para a comunidade acadêmica, com reflexões teóricas e certo grau de confiabilidade e qualidade. Muitas vezes esses estudos são reflexos de fatos relevantes que circulam pela sociedade. Já que essa problemática tem essa dialética reflexiva sociedade-academia, é interessante observar se existem estudos suficientes, que têm interesse e veem a importância do uso das tecnologias digitais aliadas às práticas docentes. A natureza da pesquisa é qualitativa, o critério utilizado para a escolha dos periódicos foram o qualis, ambas de categoria A1, e o conteúdo das revistas, que deveriam estar voltados para a educação. Os artigos coletados participaram das edições de 2014 a 2017, das respectivas revistas, com treze volumes cada. Através desse modelo foi possível observar que existe um desequilíbrio entre as duas revistas, ou seja, numa há maior exploração do tema em relação à outra, além de vários números de publicações não terem nenhum artigo que fizesse referência ao assunto. Portanto, percebe-se que é uma discussão que não alcançou a saturação necessária, de forma homogênea, no meio acadêmico e faz-se essencial maior reflexão sobre essa temática, além de observar em que medida os dados refletem a importância que corpo social brasileiro dá ao tema abordado. O esperado é conseguir, através dessa pesquisa preliminar, angariar subsídios para ampliar o estudo. Dessa maneira, os demais periódicos educacionais com classificação qualis poderão ser contemplados, corroborando na formação de um quadro mais completo do uso das tecnologias digitais aplicadas à docência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lustosa, G. S., Romualdo Soares, D. M., Santos da Silva, J., Soares, F. R. da S., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PERIÓDICOS EDUCACIONAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4792. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29816
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.