UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DA UFC NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) que são utilizadas pelos docentes no cotidiano da sala de aula. O uso das TDICs está presente no habitual de quase todas as pessoas, sendo utilizadas como meio de interação em vários setores da sociedade. Esse contexto é tão amplo que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam o ensino da utilização dessas tecnologias em sala de aula. Baseado nessa situação surgiu o questionamento: Como os professores fazem uso das TDICs em sala de aula? Para responder esse questionamento optou-se por fazer um Estudo de Caso. Foram realizadas duas perguntas aos (20) vinte professores do Curso de Audiovisual para professores da UFC de 2017.1 ofertado pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EDIEIA): quais as tecnologias digitais utilizadas em seu dia a dia e quais tecnologias digitais utilizam em sala de aula. Através da análise das respostas fez-se uma comparação para avaliar quais das TDICs são mais utilizadas em sala de aula e como os professores as estão utilizando. Compreendeu-se que as ferramentas mais utilizadas no dia a dia são WhatsApp, redes sociais e ferramentas Google, porém em sala de aula a maioria dos professores não utilizam as tecnologias digitais e os que as utilizam se atêm ao sistema da universidade para repassar material de estudo. Um professor citou o uso do Facebook e outros dois afirmaram utilizar vídeos. Percebeu-se que mesmo as tecnologias digitais estando presentes no cotidiano dos docentes, as aulas ainda seguem em sua maioria o modelo tradicional. A pesquisa continuará em 2017.2 no mesmo curso para aprofundamento na análise do fenômeno.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Santos da Silva, J., Lustosa, G. S., Romualdo Soares, D. M., Soares, F. R. da S., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PELOS DOCENTES DA UFC NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4797. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29821
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.