UTILIZAÇÃO DE BLOG PARA APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS E RECURSOS COM FINALIDADE DOCENTE
Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar como a utilização de blogs com conteúdos e recursos para fins educativos pode ajudar os alunos e professores com finalidade docente. Existem blogs dos mais variados tipos, no entanto, ao pesquisar por blogs de cunho acadêmico nota-se que o conteúdo apresentado é bastante disperso e não atende aos requisitos buscados devido à falta de especificidade. Afim de resolver esse problema foi desenvolvido um blog educacional com o objetivo de prover conteúdo seleto e testar sua utilização para fins educativos. Para realizar esse trabalho, foi construído um blog composto por recursos de teor educacional interdisciplinar, úteis para professores e alunos. Assim, foram selecionados aplicativos web, mobile e websites que fizessem com que o conteúdo ficasse disposto de maneira específica e padronizada. Os recursos selecionados eram de maioria gratuitos e foram previamente testados quanto a sua funcionalidade e usabilidade. Isso foi necessário para que o conteúdo apresentado fosse realmente fiel ao título e às intenções do blog. Em termos de navegação percebeu-se que, devido à centralidade do tema e ao conteúdo presente nas postagens, os usuários não tiveram dificuldades em achar o que buscavam, pois se depararam com uma ampla quantidade de recursos disponíveis. Apesar de muitos usuários conseguirem encontrar conteúdos educativos em alguns blogs na internet, a falta de especificidade faz com que haja dificuldade em encontrar os resultados almejados. A utilização de um blog com uma temática mais específica demonstrou que os usuários puderam dispor de conteúdo de qualidade e que atende melhor às necessidades do usuário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Pereira, R. C., Martins de Lima, M., Araujo de Oliveira Sousa, R. M., Carvalho, B. B., Loureiro, R. C., & Luciana de Lima. (2017). UTILIZAÇÃO DE BLOG PARA APRESENTAÇÃO DE CONTEÚDOS E RECURSOS COM FINALIDADE DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4798. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29822
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.