WHATSAPP: FERRAMENTA DE SUPORTE AO TRABALHO PEDAGÓGICO
Resumo
O avanço tecnológico proporcionou novas formas de comunicação interpessoal, sendo possível a quebra de barreiras antes estabelecidas, como a distância gerada pela localização geográfica. Assim, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) proporcionam à sociedade uma nova forma de se comunicar e interagir com o outro, razão pela qual essa perspectiva está presente nas instituições educacionais. Tanto assim que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) recomendam o uso de recursos tecnológicos nas diversas atividades pedagógicas. Nesse sentido, aplicativos de fácil acesso como o WhatsApp podem oferecer um importante suporte ao trabalho pedagógico. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o uso do aplicativo WhatsApp como suporte ao trabalho pedagógico. Esta experiência está sendo desenvolvida na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC) com a turma Infantil 4A, neste ano letivo O referido aplicativo tem sido usado para diversas finalidades: comunicação entre a professora e os bolsistas que acompanham a turma; comunicação entre a docente, as crianças e seus familiares; registro de observações sobre as crianças nos diversos momentos da rotina diária; conversão de voz em texto e armazenamento do registro diário sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. A utilização do WhatsApp tem sido uma ferramenta útil e prática em razão dos seguintes aspectos: agiliza a comunicação entre os atores do processo pedagógico; permite o compartilhamento de fotografias e vídeos produzidos com as crianças; facilita o registro diário de observações sobre as crianças, antes registradas por meio de texto escrito e digitado posteriormente; permite a conversão de voz em texto, o que otimiza a utilização do tempo docente. Os resultados já observados permitem concluir que o aplicativo WhatsApp pode ser usado como suporte ao trabalho pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Macedo Filho, J. A., & Auricelia da Silva, M. (2017). WHATSAPP: FERRAMENTA DE SUPORTE AO TRABALHO PEDAGÓGICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4800. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29824
Edição
Seção
III Encontro de Tecnodocência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.