A ARTE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO AQUARISMO NAS ESCOLAS
Resumo
O projeto Aquares foi criado em 2016 e tem como objetivo difundir o conhecimento do aquarismo nas escolas do ensino infantil de Fortaleza. As atividades iniciais constaram de aplicação de questionários, montagem de aquários e palestras expositivas. A análise dos dados obtidos nos questionários aplicados demonstrou que as crianças responderam com mais empenho questões que envolviam desenhos. O presente trabalho teve como objetivo utilizar a ludicidade como ferramenta para transmissão de conhecimento sobre problemáticas marinhas para o público infantil. Nesse sentido foi elaborada uma estratégia pedagógica que constou de quatro atividades envolvendo uma encenação a ser feita nas escolas. A primeira será a criação de um cenário feito pelas próprias crianças sobre a visão de cada uma delas sobre o oceano. A segunda atividade usará este cenário e consistirá de uma peça cujo enredo abordará os temas de poluição marinha e pesca intensiva. A terceira atividade constará de uma interação entre as crianças, que deverão escolher ítens degradáveis e não degradáveis a serem colocados em um aquário previamente preparado. Haverá posteriormente uma explicação sobre os danos que estes ítens poderão causar se descartados no mar. Na quarta atividade, será abordada a percepção ecológica das crianças. Imagens do ambiente marinho serão mostradas, algumas evidenciando problemas ambientais, para que as crianças possam identificar aquilo que consideram errado. Pretende-se com esse trabalho demonstrar que a arte é um poderoso instrumento de ensino dada a sua capacidade de dialogar com a expressividade natural das crianças.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Souza Santos, A. M., Pinto, S. F., Alves do Nascimento Filho, L. P., Araújo, L. G., & Cesar, J. R. de O. (2017). A ARTE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO AQUARISMO NAS ESCOLAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4807. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29831
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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