A AUTORIA DOS DISCURSOS DOS VIAJANTES QUE ESTIVERAM NO BRASIL NO MOMENTO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES.

Autores

  • Luiz Paulo Camurca Lopes
  • Sandra Maia Farias Vasconcelos

Resumo

Como bolsista BIA, estou alocado no Departamento de Letras Vernáculas, junto a professora coordenadora Sandra Maia Farias Vasconcelos no laboratório de Práticas Discursivas, onde analisamos as práticas discursivas e narrativas existente. Atualmente, estamos fazendo um recorte nas práticas discursivas de viajantes que estiveram no país no período das grandes navegações, buscando exemplares de cada século de navegação para comparação e a fim de verificar como se dá a constituição dessas narrativas, levando em consideração os sujeitos narradores como sujeitos que têm em seus discursos elementos que os identificam como singulares a vários navegantes de varias épocas, assim como agenciamento de determinados recursos expressivos que nos remetem a estruturas individuais e institucionais ao mesmo tempo. A ideia é que essas memórias constituam a historia do Brasil. O trabalho em questão está em processo de conclusão. Nesse momento, estamos no acúmulo teórico sobre o tema, como a dissertação de Leidiane Freitas, ex-bolsista do laboratório, hoje professora doutora da UNILAB, assim como autores clássicos da análise do discurso e que trabalham a temática memória. Esperamos que até o final do contrato, na continuidade dos encontros da bolsa, possamos sintetizar algo sobre o objeto de estudo, entendendo suas peculiaridades e fundamentando sua importância à comunidade acadêmica, mas especificamente, na área de estudo das Práticas discursivas, memória e estratégia de textualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Camurca Lopes, L. P., & Farias Vasconcelos, S. M. (2017). A AUTORIA DOS DISCURSOS DOS VIAJANTES QUE ESTIVERAM NO BRASIL NO MOMENTO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4810. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29834

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica