A AUTORIA DOS DISCURSOS DOS VIAJANTES QUE ESTIVERAM NO BRASIL NO MOMENTO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES.
Resumo
Como bolsista BIA, estou alocado no Departamento de Letras Vernáculas, junto a professora coordenadora Sandra Maia Farias Vasconcelos no laboratório de Práticas Discursivas, onde analisamos as práticas discursivas e narrativas existente. Atualmente, estamos fazendo um recorte nas práticas discursivas de viajantes que estiveram no país no período das grandes navegações, buscando exemplares de cada século de navegação para comparação e a fim de verificar como se dá a constituição dessas narrativas, levando em consideração os sujeitos narradores como sujeitos que têm em seus discursos elementos que os identificam como singulares a vários navegantes de varias épocas, assim como agenciamento de determinados recursos expressivos que nos remetem a estruturas individuais e institucionais ao mesmo tempo. A ideia é que essas memórias constituam a historia do Brasil. O trabalho em questão está em processo de conclusão. Nesse momento, estamos no acúmulo teórico sobre o tema, como a dissertação de Leidiane Freitas, ex-bolsista do laboratório, hoje professora doutora da UNILAB, assim como autores clássicos da análise do discurso e que trabalham a temática memória. Esperamos que até o final do contrato, na continuidade dos encontros da bolsa, possamos sintetizar algo sobre o objeto de estudo, entendendo suas peculiaridades e fundamentando sua importância à comunidade acadêmica, mas especificamente, na área de estudo das Práticas discursivas, memória e estratégia de textualização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Camurca Lopes, L. P., & Farias Vasconcelos, S. M. (2017). A AUTORIA DOS DISCURSOS DOS VIAJANTES QUE ESTIVERAM NO BRASIL NO MOMENTO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4810. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29834
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.