A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE AMPLIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFC

Autores

  • Maria Lucivania Lais da Silva
  • Larissa Elen Silva Maciel
  • Ruth Candida de Sousa
  • Jakeline Alencar Andrade

Resumo

A brinquedoteca da Faculdade de Educação da UFC desenvolve ações interdisciplinares que englobam: ensino, pesquisa e extensão, através da perspectiva do brincar livre. Objetiva-se por meio dessa prática, assistir professores em formação a partir da pesquisa sobre a ludicidade e conduzir reflexões sobre a importância destas pesquisas, destacando também a relevância de tais discussões (ludicidade e princípios pedagógicos) como algo bastante significativo para a formação dos educadores. Esse auxílio se dá de duas maneiras: através da observação e do estudo embasado em leituras fundamentais para desenvolver o olhar dos brinquedistas a respeito da interação que ocorre na brincadeira. As práticas extensionistas da brinquedoteca, ocorrem de segundas às quintas-feiras nos horários manhã, tarde e noite, onde a Brinquedoteca conta com a participação e visita da comunidade. Às sextas-feiras se dá a socialização das experiências vividas na brinquedoteca durante a semana por meio do grupo de estudos dos bolsistas. Para sustentação de nossas práticas no espaço da brinquedoteca, realizamos semanalmente grupos de estudo, fundamentados em Kishimoto (2010) e Vygotsky (1991) que atribuem ao brincar livre da criança a principal maneira na qual o sujeito adquire autonomia, desenvolve habilidades, constrói conhecimentos e mantém interações com o meio social e cultural no qual está inserido. Conclui-se portanto que o projeto de extensão Brinquedoteca da FACED visa promover junto aos alunos, futuros educadores, maior fundamentação para um melhor desempenho em suas práticas pedagógicas a partir da compreensão da importância do brincar e de um espaço que promove o desenvolvimento de todos os envolvidos (crianças e brinquedistas). Aos brinquedistas, esse crescimento dá-se através do aprimoramento do referencial teórico, da prática investigativa e das reflexões que ocorrem no conjunto das atividades desenvolvidas no espaço da Brinquedoteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Lais da Silva, M. L., Silva Maciel, L. E., Candida de Sousa, R., & Andrade, J. A. (2017). A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE AMPLIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4812. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29836

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica