A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE AMPLIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFC
Resumo
A brinquedoteca da Faculdade de Educação da UFC desenvolve ações interdisciplinares que englobam: ensino, pesquisa e extensão, através da perspectiva do brincar livre. Objetiva-se por meio dessa prática, assistir professores em formação a partir da pesquisa sobre a ludicidade e conduzir reflexões sobre a importância destas pesquisas, destacando também a relevância de tais discussões (ludicidade e princípios pedagógicos) como algo bastante significativo para a formação dos educadores. Esse auxílio se dá de duas maneiras: através da observação e do estudo embasado em leituras fundamentais para desenvolver o olhar dos brinquedistas a respeito da interação que ocorre na brincadeira. As práticas extensionistas da brinquedoteca, ocorrem de segundas às quintas-feiras nos horários manhã, tarde e noite, onde a Brinquedoteca conta com a participação e visita da comunidade. Às sextas-feiras se dá a socialização das experiências vividas na brinquedoteca durante a semana por meio do grupo de estudos dos bolsistas. Para sustentação de nossas práticas no espaço da brinquedoteca, realizamos semanalmente grupos de estudo, fundamentados em Kishimoto (2010) e Vygotsky (1991) que atribuem ao brincar livre da criança a principal maneira na qual o sujeito adquire autonomia, desenvolve habilidades, constrói conhecimentos e mantém interações com o meio social e cultural no qual está inserido. Conclui-se portanto que o projeto de extensão Brinquedoteca da FACED visa promover junto aos alunos, futuros educadores, maior fundamentação para um melhor desempenho em suas práticas pedagógicas a partir da compreensão da importância do brincar e de um espaço que promove o desenvolvimento de todos os envolvidos (crianças e brinquedistas). Aos brinquedistas, esse crescimento dá-se através do aprimoramento do referencial teórico, da prática investigativa e das reflexões que ocorrem no conjunto das atividades desenvolvidas no espaço da Brinquedoteca.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Lais da Silva, M. L., Silva Maciel, L. E., Candida de Sousa, R., & Andrade, J. A. (2017). A BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO DE AMPLIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4812. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29836
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.