A CRIANÇA FRENTE AO EXERCÍCIO LÚDICO: A MANIFESTAÇÃO DO DESEJO DE APRENDER (CENTRO DE ESTUDO SOBRE LUDICIDADE E LAZER – P000. 2013. PG.0011)
Resumo
O Programa de extensão Centro de Estudo de Ludicidade e Lazer (CELULA) é vinculado ao Instituto de Educação Física e Esporte e tem em sua essência um caráter lúdico. O programa é composto por diferentes projetos de extensão como: Brincarmóvel, Brinquedoteca de pesquisa e Lazer, Brincar para incluir e o Laboratório de Brinquedos e Jogos. Os projetos de extensão citados proporcionam aos seus visitantes um momento de descontração, divertimento e lazer com qualidade, segurança e inclusão. O programa ainda conta com os estudos teóricos da cultura lúdica, do brinquedo e da brincadeira de forma a conscientizar aos interessados da importância da prática lúdica como ferramenta para o aprendizado. O exercício lúdico faz parte da essência do ser humano. É nele que o indivíduo desenvolve maior parte das atividades cognitivas pertinentes a ele, sejam elas: motoras, linguísticas afetivas ou perceptivas. Na manifestação lúdica verifica-se uma série de atividades que requer o uso da cognição, da motricidade, das habilidades sociais e afetivas que contribuem no processo de aprendizagem da criança, uma vez que estimula a linguagem natural dela que é o brincar. Essa constatação pôde ser observada na utilização dos jogos: Cara a Cara, El Tesoro de la Selva, Ubongo, Senhor Cabeça de Batata - Monta Batata e Pula-Pula em visitas realizadas por diferentes instituições ao longo dos meses de junho a agosto às terças e quintas-feiras. Posto isso, encontramos nas ações extensionistas do CELULA um ambiente lúdico favorável para as crianças demonstrarem um interesse muito maior em aprender, pois quando o assunto é brincar, a criança domina esse território já que são elas as grandes criadoras dessa linguagem. Concluímos que nesse contexto o programa CELULA tem grande importância no processo de ensino e aprendizagem lúdica da criança e na formação lúdica do educador no que se refere ao espaço acadêmico de ensino e pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ferreira de Albuquerque, L., Vieira de Matos, A. V., Matos, B. D., Vieira dos Santos, C. M., Maia, R. G. da S., & Pinheiro de Almeida, M. T. (2017). A CRIANÇA FRENTE AO EXERCÍCIO LÚDICO: A MANIFESTAÇÃO DO DESEJO DE APRENDER (CENTRO DE ESTUDO SOBRE LUDICIDADE E LAZER – P000. 2013. PG.0011). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4819. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29843
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.