A DIFICULDADE DA APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA.

Autores

  • Layla Belissa Goncalves de Oliveira
  • Emanuzia Saraiva Paula

Resumo

O aprendizado de uma segunda língua é de fundamental importância, seja pela morada em outro país ou até mesmo pela própria satisfação social.Aprender uma língua estrangeira é interessante para quem visa um futuro fora de seu país de origem, que pretende trabalhar ou estudar em outros países, também para aqueles que optam por ensinar idiomas, ou pelo simples prazer de aprender uma língua diferente, como um exercício intelectual. Dentre os benefícios possibilitados pela aquisição de uma segunda língua, pode-se mencionar a facilitação de contato com outros povos, bem como com sua cultura. Sem comunicação, a integração entre pessoas fica limitada ou, até mesmo, impossibilitada. Aprender uma nova língua é comunicar-se com outros, o que possibilita o conhecimento do próximo com a criação de laços. Além disso, é possível, com o conhecimento de outras línguas, adquirir mais conhecimento, por meio de livros, revistas, jornais, artigos, dentre outros, das mais diversas áreas. Os contextos de aprendizado de uma língua não-materna são diversos, apresentando variadas características. Um bom exemplo dessas características é a imersão de um indivíduo no país da língua-alvo. Há, por exemplo, pessoas que aprendem alemão na Alemanha, convivendo com alemães, lendo jornais, revistas, dentre outros materiais, em língua alemã, frequentando aulas formais de alemão, etc.Além disso, há o caso de indivíduos que têm de aprender a língua de maior circulação no contexto em que estão inseridos. O ensino de PLE e PL2 ainda não satisfez as expectativas dos pesquisadores da área. Ainda fazem-se necessárias, por exemplo, algumas mudanças para facilitar a atuação profissional na área.Ensinar português para estrangeiros é um desafio pois exige empatia do professor que deve pensar em transmitir o conhecimento da língua como se ensinasse inglês, por exemplo, a um brasileiro. Já para quem aprende português como segunda língua, inicialmente se encontrará no começo do processo de aquisição do idioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Goncalves de Oliveira, L. B., & Paula, E. S. (2017). A DIFICULDADE DA APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4820. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29844

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica