A DIFICULDADE DA APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA.
Resumo
O aprendizado de uma segunda língua é de fundamental importância, seja pela morada em outro país ou até mesmo pela própria satisfação social.Aprender uma língua estrangeira é interessante para quem visa um futuro fora de seu país de origem, que pretende trabalhar ou estudar em outros países, também para aqueles que optam por ensinar idiomas, ou pelo simples prazer de aprender uma língua diferente, como um exercício intelectual. Dentre os benefícios possibilitados pela aquisição de uma segunda língua, pode-se mencionar a facilitação de contato com outros povos, bem como com sua cultura. Sem comunicação, a integração entre pessoas fica limitada ou, até mesmo, impossibilitada. Aprender uma nova língua é comunicar-se com outros, o que possibilita o conhecimento do próximo com a criação de laços. Além disso, é possível, com o conhecimento de outras línguas, adquirir mais conhecimento, por meio de livros, revistas, jornais, artigos, dentre outros, das mais diversas áreas. Os contextos de aprendizado de uma língua não-materna são diversos, apresentando variadas características. Um bom exemplo dessas características é a imersão de um indivíduo no país da língua-alvo. Há, por exemplo, pessoas que aprendem alemão na Alemanha, convivendo com alemães, lendo jornais, revistas, dentre outros materiais, em língua alemã, frequentando aulas formais de alemão, etc.Além disso, há o caso de indivíduos que têm de aprender a língua de maior circulação no contexto em que estão inseridos. O ensino de PLE e PL2 ainda não satisfez as expectativas dos pesquisadores da área. Ainda fazem-se necessárias, por exemplo, algumas mudanças para facilitar a atuação profissional na área.Ensinar português para estrangeiros é um desafio pois exige empatia do professor que deve pensar em transmitir o conhecimento da língua como se ensinasse inglês, por exemplo, a um brasileiro. Já para quem aprende português como segunda língua, inicialmente se encontrará no começo do processo de aquisição do idioma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Goncalves de Oliveira, L. B., & Paula, E. S. (2017). A DIFICULDADE DA APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4820. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29844
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.