A EDIÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: O ACESSO À INFORMAÇÃO NO AMBIENTE ACADÊMICO
Resumo
Frente as mais diversas dificuldades vividas pelos alunos que possuem alguma deficiência no ambiente acadêmico da Universidade Federal do Ceará, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui em parceria com o Sistema de Bibliotecas da UFC realiza, desde 2011, o trabalho de edição de materiais bibliográficos para alunos com deficiência visual, objetivando formar um acervo acessível. Dentre esses materiais, destacamos a importância da edição dos livros gramaticais para os alunos dos cursos de línguas estrangeiras das Casas de Cultura. A problemática que se apresenta é que tais livros têm na maioria das vezes sua didática embasada em imagens e tabelas que não podem ter seu conteúdo acessado por programas leitores de tela, utilizados por pessoas com deficiência visual. Portanto, há a necessidade de editar o conteúdo de tais livros, descrevendo essas informações, atividade esta que é efetuada na Secretaria de Acessibilidade. A experiência como bolsista na referida atividade suscitou o questionamento da importância dos materiais editados para alunos cegos. Nesse sentido desenvolveremos uma pesquisa sobre o assunto. A expectativa é que esse estudo possa trazer informações para aperfeiçoar o atendimento aos alunos no acesso às informações dos livros que abordam aspectos gramaticais das línguas estrangeiras. Como legado dessa experiência na Secretaria de acessibilidade, compreendemos que somos capazes de desenvolver didáticas e metodologias inclusivas, contribuindo de forma efetiva em nossa prática em sala de aula, abrangendo a todos os alunos, dando a devida atenção ao aluno que tenha alguma visual.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Dias Neto, E. P., Dias dos Reis, F. L., & Sousa, C. dos S. (2017). A EDIÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: O ACESSO À INFORMAÇÃO NO AMBIENTE ACADÊMICO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4823. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29847
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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