A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MÍDIAS DIGITAIS: FERRAMENTAS PARA A GESTÃO AMBIENTAL EM UNIVERSIDADES
Resumo
O engajamento da comunidade universitária em temas ligados à gestão ambiental pode ser fortalecido com o uso das tecnologias da informação. RODRIGUES e COLESANTI (2008) afirmam que: com a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação na educação ambiental, esse modelo passa a ter um fluxo comunicativo no qual o aluno se torna também produtor e criador de mensagens, representando um avanço, já que a integração da informática e dos multimeios pode gerar um aumento do conhecimento sobre meio ambiente e dos seus problemas intrínsecos, além de uma sensibilização maior. Nesse contexto o trabalho tem como objetivo a criação de ferramentas digitais nas ações de educação ambiental desenvolvidas pela Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), entre elas: páginas do Facebook, Fóruns, WhatsApp, E-mails e os sítios eletrônicos do PROGERE (Programa de Gerenciamento de Resíduos da UFC) e da PEGA. A metodologia adotada compreende a pesquisa de informações, o desenvolvimento, e a implementação de mídias educativas na forma de notícias, banners, gráficos, tabelas, quadros e ilustrações. A pesquisa de notícias e manchetes ambientais foi realizada em agências de notícias de caráter municipal, nacional e mundial. Como resultados do projeto foram produzidos o Dicionário Ambiental, o Calendário Ambiental, ambos publicados diariamente no Facebook do PROGERE e da PEGA. Também foram produzidos cartazes, panfletos e impressos para a gestão de pilhas, óleo e reagentes químicos. Com efeito, as respectivas páginas obtiveram rapidamente um crescimento nos acessos e buscas, o que representa um aumento de 267% nas visualizações na página da PEGA e de 300% nas páginas do PROGERE,evidenciando um aumento expressivo em relação aos outros meses sem a inserção de conteúdo contínuo. Assim fica claro o papel transformador que as mídias digitais representam nesse processo de fortalecimento da educação ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Rodrigues Maia, M. R., & Torres, G. R. (2017). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MÍDIAS DIGITAIS: FERRAMENTAS PARA A GESTÃO AMBIENTAL EM UNIVERSIDADES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4824. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29848
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.