A EVIDENCIALIDADE EM EDITORIAS EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE DAS CLASSES MORFOLÓGICAS

Autores

  • Debora Samille Saraiva Alves
  • Nadja Paulino Pessoa Prata

Resumo

Este trabalho faz parte do Projeto de Pesquisa “A Evidencialidade em textos jornalísticos: uma análise funcionalista em língua espanhola”, coordenado pela profa. Dra. Nadja Paulino Pessoa Prata (DLE), tem como objetivo investigar, sob a perspectiva funcionalista, os meios de expressão, mais especificamente, as classes morfológicas, da evidencialidade na língua espanhola, no contexto do gênero textual 'editorial'. De acordo com Lima (p. 96), “[...] os jornais são veículos de comunicação que possuem uma postura de seriedade na divulgação da informação, tentando demonstrar parcialidade ao mesmo tempo em que emitem opiniões de valores para direcionar a opinião pública, e, por isso, possuem credibilidade e tem influência na sociedade.” Considerando a grande importância que o possuem os meios jornalísticos na distribuição de informação na contemporaneidade bem como as características, alcance e influência que os editoriais possuem como carta de apresentação ideológica de qualquer meio de comunicação numa interpretação dos acontecimentos e influenciador na opinião coletiva, justifica-se a escolha de tal gênero para a constituição do corpus da nossa pesquisa. Nossa abordagem será feita sobre a luz da corrente funcionalista, que considera o uso real da língua pelos falantes e relaciona as formas linguísticas com as funções. Para a definição de evidencialidade, existem distintas propostas, mas de forma genérica consideraremos que ela diz respeito ao grau de comprometimento na transmissão de uma informação e serve para ampliar a credibilidade ao que se diz. Em nossa análise preliminar, destacou-se a presença de verbos e substantivos, que podem ser usados na construção de um discurso objetivo, numa tentativa de distanciar-se do acontecimento relatado.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Saraiva Alves, D. S., & Pessoa Prata, N. P. (2017). A EVIDENCIALIDADE EM EDITORIAS EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE DAS CLASSES MORFOLÓGICAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4827. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29851

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica