A EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS NA SALA DE LEITURA DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA FEDERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA – UUNDC

Autores

  • Jorge Ribeiro da Silva
  • Fatima Maria Araujo Saboia Leitao

Resumo

A Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança - UUNDC, assim denominada desde 2013, desenvolve ações com base na indissociabilidade entre as funções acadêmicas do ensino, pesquisa e extensão. Desde que iniciou suas atividades, em 1991, caracterizou-se como um espaço para aulas práticas, inicialmente do Curso de Economia Doméstica. Transformado em Projeto de Extensão, por sua abrangência e importância passou a ser um Programa de Extensão, atendendo pessoas da comunidade, não vinculadas à Universidade. A Sala de Leitura da Unidade é o local onde os bolsistas de Iniciação Acadêmica e Extensão desenvolvem atividades como parte do programa de Incentivo à Leitura, que inclui as crianças e suas famílias. Além da periódica catalogação e registros dos livros, em dois dias da semana é realizado o empréstimo dos livros, em etapas: as crianças chegam em grupos e no local, são distribuídos e expostos em mesas, os exemplares de livros de literatura infantil, adequados à idade das crianças. Os bolsistas orientam as crianças a escolherem os títulos de seu interesse e também se responsabilizam pelo registro com o nome da criança locatária e a data do empréstimo e devolução. Esse processo ocorre durante todo o ano letivo e, pelo menos uma vez por mês, é feita uma contação de histórias para as crianças pelos bolsistas. Para os bolsistas, a convivência com as crianças foi uma experiência nova, assim como o conhecimento sobre literatura infantil, devido à falta da exploração desse campo. A partir desse contato, houve uma familiarização e busca mais ávida sobre os temas relacionados a leitura e a Educação Infantil por parte dos bolsistas com o objetivo de chamar a atenção das crianças para a sala de leitura e o próprio hábito de ler. O projeto realizado na Sala de Leitura é de grande utilidade, pois estimula o saber, a imaginação, a criatividade e o interesse das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Ribeiro da Silva, J., & Araujo Saboia Leitao, F. M. (2017). A EXPERIÊNCIA DOS BOLSISTAS NA SALA DE LEITURA DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA FEDERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA – UUNDC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4829. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29853

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica