A IMPORTÂNCIA DE UM LEVANTAMENTO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA.

Autores

  • Carlos Candido da Silva Neto
  • Raquel da Silva Costa

Resumo

Na segunda metade do século XX, as Casas de Cultura Estrangeira (CCE) foram implementadas com o objetivo de “difundir os valores culturais dos países a que se referem e promover o intercâmbio entre esses países e a UFC”. A Casa de Cultura Estrangeira como qualquer ambiente institucional tem um dever com o meio ambiente, sendo imprescindível que os que frequentam cuidem, gerem e promovam práticas de conscientização ambiental. Dentro de um grande curso de línguas, em que há alto contingente alto de servidores e alunos, torna-se importante avaliar a qualidade ambiental das CCE obtendo gerar informações capazes de gerar um laudo das condições ambientais do local. Conhecer o ambiente em questão e explorar sua rotina é essencial para inferir questões de recursos e resíduos do espaço, com a aplicação de um formulário que irá avaliar as atuais práticas e condições das CCE. A primeira seção do formulário diligenciou-se em indagar questões sobre o uso de energia e os equipamentos de utilização da Casa que fazem uso dos mesmos, pertinente a produção energética no Brasil que está diretamente ligada e faz uso de recursos naturais, especificamente, recursos hídricos. Avaliar os processos entrópicos é parcela de um trabalho que auxilia na evolução dos hábitos rotineiros e na construção de uma estrutura mais limpa. A segunda seção atenta em apurar como ocorre os descartes de resíduos, quais os tipos de resíduos e quem faz os descartes. Ter ciência do destino dos resíduos é essencial para construir uma instituição que colabore com o meio ambiente, prevenindo um maior descarte de resíduos e se possível gerar maior reaproveitamento. A terceira explora a qualidade ambiental do local, analisando a arborização e o bem-estar que o ambiente oferece para os estudantes e demais servidores que fazem uso do local. Na quarta parte é analisado o uso da água na Casa, sua otimização e o seu descarte no esgoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Neto, C. C. da S., & Costa, R. da S. (2017). A IMPORTÂNCIA DE UM LEVANTAMENTO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NAS CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4844. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29868

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica