A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (CENTRO DE ESTUDO SOBRE LUDICIDADE E LAZER – P000. 2013. PG.0011)
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade apresentar as experiências obtidas através do programa de extensão Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) e projeto Brincarmóvel: brinquedoteca itinerante, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A unidade móvel foi construída com o objetivo de ser um espaço de manifestação lúdica, estruturado para brincar na perspectiva de diversão e lazer. No período de atendimento dos meses junho e julho, recebemos diversas instituições de ensino assim como visitação espontânea. Os atendimentos aconteciam nas seguintes fases: o primeiro momento era de acolhimento e informações de conduta, em seguida as crianças estavam liberadas para utilizar os espaços e matérias lúdicos (playground, jogos de tabuleiro e eletrônicos e brinquedos). O terceiro e último momento era uma roda de conversa para ouvirmos as opiniões das crianças e como havia sido a experiência de estar no Brincarmóvel. Pensando assim, as atividades lúdicas livres desenvolvidas nos ambientes dos projetos visavam à participação e o envolvimento completo das crianças, buscando a compreensão das regras, no caso dos jogos, e possibilitando a socialização e integração de valores entre elas. Posto isso, as interações construídas por meio das brincadeiras e jogos, permitem que a criança realize vários pensamentos buscando soluções para os problemas encontrados no decorrer das atividades, nesse momento, a imaginação é bastante utilizada. O brincar é sem dúvidas de suma importância para um desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo saudável, como afirma Vygotsky (1978, p. 102) “a brincadeira contém todas as tendências de desenvolvimento de forma condensada e é em si uma fonte principal de desenvolvimento”. Ao longo da minha permanência nos projetos, pude ratificar a minha convicção de que o brincar exerce grande importância no desenvolvimento de uma criança, ademais, um ambiente adequado juntamente com uma diversidade de brinquedos, melhoram ainda mais essa fase da vida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Maia, R. C. da S., Garofo, F. N., Galvão da Silva, B., Eduardo dos Santos, F. R., Vieira de Matos, A. V., & Pinheiro de Almeida, M. T. (2017). A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (CENTRO DE ESTUDO SOBRE LUDICIDADE E LAZER – P000. 2013. PG.0011). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4846. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29870
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.