A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DOS PRIMEIROS SEMESTRES
Resumo
O curso de psicologia é extremamente amplo, podemos falar, inclusive, em um campo de estudo que envolve muitas psicologias, cada uma com suas especificidades e práticas distintas. Dessa forma, a grade curricular acaba por não dar conta de algumas abordagens de forma mais aprofundada, ou não discute sobre outras, ficando a cargo do aluno buscar fontes de estudos extra sala de aula para sanar sua curiosidade, ou interesse por outros assuntos. Levando-se em consideração também a necessidade que os estudantes apresentam em vislumbrar o quanto antes a psicologia em seu âmbito prático, para além da teoria, tornou-se de suma importância elaborar projetos que disponibilizem essas atividades. Pensando nessa perspectiva, o Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES) possui como uma de suas bases de sustentação do tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, o chamado Núcleo de Ensino com propostas de estudo complementar por meio de rodas de conversa e grupos de trabalho. As atividades do núcleo de ensino são voltadas para organizar e promover grupos de estudos semestrais, sobre temas variados pertinentes à prática clínica psicológica sobre o enfoque da Fenomenologia, mas também sobre temas do contemporâneo que atravessam nossa prática enquanto profissionais atuantes na área de saúde mental. Os grupos de estudos oferecem um espaço de interação, de troca de saberes e dão oportunidade de uma aproximação mais diretiva da teoria com a prática. Os grupos, prioritariamente, trabalham com a retenção do aluno no âmbito acadêmico diminuindo a evasão e ampliando os vínculos afetivos entre professores e alunos e, sobretudo, vínculos dos alunos com a própria instituição. Essas ações de ensino corroboram para o conjunto de práticas voltadas à socialização e permanência dos alunos dos semestres iniciais do curso de psicologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Queiroz, T. da S., & Dantas, J. B. (2017). A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COMPLEMENTAR PARA OS ALUNOS DOS PRIMEIROS SEMESTRES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4850. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29874
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.