A INICIAÇÃO ACADÊMICA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE INDEXAÇÃO
Resumo
A Política de Indexação é essencial para a otimização do serviço dentro de uma unidade de Informação. Por meio dela, tanto as questões envolvidas no processo de indexação dos documentos, quanto à estrutura do projeto, são determinadas. O seu planejamento, estruturação e aplicação foi contemplada enquanto Bolsista de Iniciação Acadêmica. Trabalhando em conjunto com o grupo de estudos de Política de Indexação, no departamento de Ciências da Informação, foi objetivado o diálogo sobre a aplicabilidade do projeto, sendo desenvolvida pesquisas em torno da conceituação teórica e a aplicabilidade em uma instituição que ainda não possuísse uma linguagem documentária estruturada e uma Política de Indexação estabelecida. Constitui-se também juntamente ao Professor e Orientador Heliomar Cavati Sobrinho, a metodologia de acompanhamento das aulas da disciplina Política de Indexação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Momentos esses de interdisciplinaridade, e construção do diálogo aberto sobre questões que envolvem a aplicabilidade da Política de Indexação no dia a dia dos bibliotecários e bibliotecárias. Abordando-se igualmente a importância das Linguagens Documentárias (LDs) dentro dos sistemas de informação, e o quanto é prejudicial quando uma instituição não possui uma LD, influindo diretamente no acesso e recuperação da informação. Por meio das atividades enquanto bolsista, com a elaboração de pesquisas, resumos, fichamentos, e produção de artigos para publicações em periódicos, o contato enquanto bolsista como o viés da pesquisa no meio acadêmico foi de grande valor para a construção da graduação em Biblioteconomia e também do desejo de se manter na educação continuada, realizando o mestrado em Ciência da Informação.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Paz Brito, A. K., & Sobrinho, H. C. (2017). A INICIAÇÃO ACADÊMICA NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE INDEXAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4858. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29882
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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