A JUVENTUDE DA RESISTÊNCIA
Resumo
A juventude da resistência A metodologia de realização e montagem das vinhetas da Mostra PERCURSOS 2017 O cinema é uma forma artística que une o áudio e o visual buscando representar uma ideia obtida através de uma percepção de vivências. A partir desse ponto, têm-se que as vinhetas cinematográficas podem ser definidas como pequenos filmes que introduzem, da forma mais minimalista possível, um conceito a ser debatido posteriormente. Após o processo de roteirização, produção e montagem, as vinhetas da mostra PERCURSOS serão utilizadas tanto como meio de divulgação do evento nas redes sociais, quanto para dar início ás sessões de filmes nos dias de exibição, criando, dessa forma, uma identidade visual temática da mostra. Nesse ano, a mostra PERCURSOS propôs encontrar movimentos rítmicos em ações cotidianas que representassem a resistência da juventude para com a realidade política e socioeconômica atual. A realização partiu da construção de 3 roteiros, sendo assim, 3 vinhetas filmadas a qual se interligavam pelo objetivo principal de questionar e confrontar o posicionamento da sociedade atual quanto a insatisfação e o sentimento de letargia geral sobre a situação do país. Além dessas, foram produzidas 2 vinhetas de montagem que se utilizaram de imagens de arquivo como forma de introduzir a participação da população brasileira nos eventos vivenciados nos últimos anos, resultando, finalmente, em um total de 5 vinhetas. Durante o exercício de realização, buscou-se construir por meio do figurino, do cenário, dos objetos de cena e de outros elementos, o sentimento de contraposição dos jovens em relação a imobilidade social. Os atores usaram roupas que indicavam uma situação de descontração, mas suas feições – somadas com o estilo da maquiagem utilizada – apontavam uma sensação de inquietação. Baseado nesses fatores, a discussão se dará através da conversa entre esses pequenos vídeos e seu diálogo com as questões sócias atuais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Candeira Aguiar, A. L., & Hoefel de Vasconcellos, D. (2017). A JUVENTUDE DA RESISTÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4861. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29885
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.