A LINGUAGEM CORPORAL E A CRIANÇA: UM VIÉS DE COMUNICAÇÃO INFANTIL (CENTRO DE ESTUDO SOBRE LUDICIDADE E LAZER – P000. 2013. PG.0011)

Autores

  • Carlos Magno Vieira dos Santos
  • Antônio Vitor Vieira de Matos
  • Barbara Dezidorio Matos
  • Luciana Ferreira de Albuquerque
  • Romulo Cunha da Silva Junior
  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Resumo

Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica juntamente com observações feitas aos visitantes do Brincarmóvel, projeto que integra o programa CELULA (Centro de estudo sobre ludicidade e lazer). Como criaturas sociais, usamos diversas ferramentas de comunicação, a linguagem corporal é um meio bastante utilizado como canal de interlocução ou até mesmo como apoio para a linguagem verbal. A Infância é onde a sensibilidade está mais aflorada, portanto as crianças, por conta de não terem sido atravessadas, ainda, pelas questões que a vida nos traz ao longo de nossa caminhada para a fase adulta, são criaturas mais afetivas e capazes de usar a linguagem corporal de forma eficaz, transmitindo suas emoções, desejos e inquietações. O universo da criança é cheio de estímulos, através do corpo os pequenos vivenciam todas as experiências que lhes estão ao alcance, seja a socialização por meio do brincar ou interação com outros indivíduos. Todo esse desenvolvimento não é para dizer que apenas a criança consegue fazer um melhor uso da linguagem corporal, mas sim para expor uma sensibilidade mais explorada pelos pequenos. Muito temos a descobrir com as crianças, ao observá-las e olhá-las como iguais, porém o que acontece na verdade é que nos posicionamos de maneira superior, como se nada tivéssemos a aprender com elas. Segundo Cordeiro, Ribeiro e Morais (2008) a criança é posta como terceira pessoa, sempre que se referem a ela, pois etimologicamente a palavra infância significa aquele que não fala. Por não ter “voz” o indivíduo infantil não é tratado com seriedade, não é ouvido, e muitas vezes não consegue se fazer entender. Sem conseguir deixar claro, verbalmente, o que sente, a criança acaba utilizando o corpo, involuntariamente, para manifestar seus sentimentos. Conclui-se, portanto, que o estudo da maneira como a criança utiliza a linguagem corporal como viés de comunicação é indispensável para que exista uma aproximação à realidade das mesmas.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Vieira dos Santos, C. M., Vieira de Matos, A. V., Matos, B. D., Ferreira de Albuquerque, L., Junior, R. C. da S., & Pinheiro de Almeida, M. T. (2017). A LINGUAGEM CORPORAL E A CRIANÇA: UM VIÉS DE COMUNICAÇÃO INFANTIL (CENTRO DE ESTUDO SOBRE LUDICIDADE E LAZER – P000. 2013. PG.0011). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4862. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29886

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica